A Universidade Federal do Piauí (UFPI) alegou por meio de nota que um "equívoco interno" fez com que os servidores convocados não comparecerem ao júri popular, no julgamento de Thiago Maison da Silva Barbosa.
Reprodução
"A Superintendência de Recursos Humanos da Universidade Federal do Piauí (SRH – UFPI) informa que recebeu o expediente da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri, no entanto, houve um equívoco interno no encaminhamento do documento aos servidores lotados na Instituição" , diz a nota.
O julgamento estava marcado para a manhã desta quinta-feira (17), mas foi adiado por falta de quórum. 12 jurados, que são funcionários da UFPI, não compareceram ao julgamento. A nova data do Júri será no dia 1° de setembro.
De acordo com a UFPI, o documento não informava de qual referia o julgamento, e que não houve intenção de prejudicar os procedimentos do caso que investiga a morte da estudante Janaína Bezerra.
Após o adiamento do julgamento, ativistas, familiares e amigos de Janaína foram protestar no campus da universidade em Teresina.
Segundo o artigo 436 do processo penal, o jurado que faltar sem justificativa ao serviço do júri poderá receber multa de até 10 salários mínimos, a critério do juiz.
Confira a nota na íntegra:
A Superintendência de Recursos Humanos da Universidade Federal do Piauí (SRH - UFPI) informa que recebeu o expediente da 1a. Vara do Tribunal Popular do Júri, no entanto houve um equívoco interno no encaminhamento do documento aos servidores lotados na Instituição.
Na data de hoje, já houve comunicado aos servidores, entendendo-se que o prejuízo recai apenas ao primeiro dia da data do julgamento, não comprometendo os demais dias.
É importante esclarecer que o ofício do Tribunal não informa a que julgamento ou processo se referia a convocação, não havendo, portanto, nenhuma intenção de prejudicar os ritos e procedimentos do júri relativo ao caso de Janaína Bezerra.
Relembre o caso:
A estudante de jornalismo Janaína Bezerra, foi encontradamortano dia 28 de janeiro nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI. A morte foi confirmada pelo Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE/UFPI).
Reprodução/Redes Sociais
A estudante foi encontrada nos braços de Thiago Mayson por um segurança da instituição. Ela chegou a ser encaminhada para um hospital, mas já deu entrada na unidade sem vida. Thiago foi preso como o principal suspeito da morte da jovem e indiciado por homicídio duplamente qualificado.
Veja ambém:
“A gente quer saber o que aconteceu”, diz mãe de Janaína após adiamento do júri
Caso Janaína Bezerra: julgamento de Thiago Mayson é adiado por falta de quórum
Acusado de matar Janaína Bezerra é indiciado por homicídio duplamente qualificado
Acusado de matar Janaína Bezerra é indiciado por homicídio duplamente qualificado
Laudo do IML diz que Janaína Bezerra teve o pescoço quebrado após estupro
Veja detalhes do depoimento do acusado de estuprar e matar Janaína Bezerra
"Um pedaço de mim que não volta mais", diz mãe de estudante morta em calourada
Caso Janaína Bezerra: vítima foi estuprada depois de morta, aponta inquérito