Saúde

​Vacina contra dengue: Governo vai priorizar imunização de crianças e adolescentes

País é o primeiro do mundo a oferecer o imunizante na rede pública de saúde.

15 de janeiro de 2024 às 20:55
2 min de leitura

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (15) que vai priorizar a imunização contra a dengue de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. A previsão é que a campanha seja iniciada em fevereiro.

Vacina contra dengue - Foto: Agência Brasil

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a imunização na rede pública. No entanto, a logística de imunização da população ainda encontra dificuldades, devido a baixa quantidade de doses.

A QDenga, é o imunizante desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma Ltda., foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em março de 2023 e incorporando ao Programa Nacional de Imunizações (PIN).

A vacinação ocorre em duas doses. A previsão é que em fevereiro sejam entregues 460 mil doses, somando mais de 5 mil até novembro deste ano.

“A inclusão da vacina da dengue é uma importante ferramenta no SUS para que a gente possa avançar e para que a dengue seja classificada como mais uma doença imunoprevenível. A vacina é mais uma estratégia entre as várias frentes que estamos adotando para mitigar os efeitos da chegada do verão sobre os casos de dengue no país. Está em funcionamento a Sala Nacional de Arboviroses onde monitoramos a situação do país e trabalhamos em conjunto com estados e municípios para aprimorar estratégias. Esse trabalho em conjunto é fundamental.”, explicou a secretária Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas