Saúde

MP-PI recomenda que municípios do Piauí adotem medidas de combate ao Aedes aegypti

Ação se deu em razão do crescente número de casos de dengue nas cidades, segundo Sesapi.

12 de março de 2024 às 12:15
1 min de leitura

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus, recomendou, nesta terça-feira (12), que os municípios de Bom Jesus, Redenção do Gurgueia e Currais, no Piauí, adotem medidas eficazes e efetivas no combate e controle da dengue, zika e chikungunya.

MPPI - Foto: Junior Santos/ Lupa1

Diante do crescente número de casos de dengue nas cidades, apontados pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), o promotor de justiça, Márcio Giorgi Carcará, destacou a necessidade de intensificar ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor dessas doenças.

O MP-PI prevê que os municípios piauienses adotem medidas tais como fiscalização, vigilância epidemiológica, assistência, gestão, comunicação e mobilização. As ações são baseadas no Programa Nacional de Controle da Dengue e na Portaria SVS MS 29/2006.

Casos de Dengue no Brasil

De acordo com o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde, já foram registrados 1.538.183 casos prováveis de dengue no Brasil. O levantamento aponta que, somente em 2024, o país registrou 391 mortes pela doença e ainda há outras 854 em investigação para identificar a causa.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas