Saúde

​Governo define regiões que vão receber vacina contra dengue; Piauí fica de fora

A vacinação deve começar em fevereiro, com prioridade para as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

25 de janeiro de 2024 às 15:05
2 min de leitura

O Ministério da Saúde divulgou os municípios que devem receber as doses da vacina contra a dengue. Na lista, que não inclui o Piauí, estão 500 municípios em 16 estados.

Vacina contra dengue - Foto:Agência Brasil

De acordo com o ministro, as regiões selecionadas atendem a três critérios: possuem pelo menos um município com mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.

Os estados que receberão doses do imunizante são: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal.

A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório Takeda, fabricante da vacina. O Ministério da Saúde deve receber esse ano mais de 6 milhões de doses do imunizante.

O esquema de vacinação é composto por duas doses, que devem ser tomadas no intervalo de três meses.

O governo definiu como grupo prioritário em 2024, as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer doses do imunizante pelo sistema público de saúde. De acordo com o governo, as aplicações da vacina devem começar em fevereiro.

Confira aquios municípios que vão receber a vacina.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas