Saúde

FMS reforça importância dos cuidados com a Covid-19 após aumento de casos em Teresina

Somente nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados por teste rápido.

19 de dezembro de 2023 às 14:17
2 min de leitura

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) , detectou um aumento nos casos de Covid-19 a partir da Semana Epidemiológica N° 47, que teve início no dia 19 de novembro. Diante desse aumento, o órgão está alertando a população para reforçar os cuidados com a doença, como manter a vacinação em dia.

Vacinação Covid-19 - Foto: Prefeitura de TeresinaPMT

Conforme a FMS, somente nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados por teste rápido de antígeno da covid-19. O diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, explica que apesar do aumento no número de casos, nenhum deles evoluiu para casos graves.

“Até a presente atualização, o aumento no número de casos positivos não repercutiu em casos graves e óbitos de munícipes de Teresina”, informou.

No último fim de semana, foram notificados três óbitos de pacientes com covid-19. Destes, dois casos eram de moradores do interior do estado (das cidades de Elesbão Veloso e Campo Grande do Piauí) e um do município de Bom Lugar – Maranhão. Em todos os casos, os pacientes eram portadores de comorbidades.

Walfrido Salmito reforça a importância dos cuidados para evitar o contágio da covid-19. “Pedimos que, se você estiver sentindo algum sintoma gripal, que faça o uso da máscara para evitar a transmissão para outras pessoas. Além disso, mantenha a vacinação contra a covid-19 atualizada”, diz o diretor.

Vacina bivalente

Com a detecção de novas variantes da doença circulando o Brasil, o Ministério da Saúde recomenda uma nova dose da vacina bivalente para idosos acima dos 60 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos de idade. Ela está disponível de segunda a sexta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Teresina Shopping – Edifício Garagem, estacionamento do G3 – que funciona das 13h às 19h.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas