Saúde

FMS realiza reunião para definir plano de ação de combate ao mosquito Aedes aegypti

Foram apresentadas as principais estratégias de combate à dengue, zika e chikungunya.

07 de março de 2024 às 12:12
2 min de leitura

Nesta quinta-feira (7), as autoridades da Prefeitura de Teresina e sociedade civil organizada estiveram reunidos para debater sobre o Plano de Ação contra o mosquito Aedes aegypti em Teresina. A reunião aconteceu na sede da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

FMS realiza reunião para definir plano de ação de combate ao mosquito Aedes aegypti - Foto: Divulgação/Ascom FMS

Durante a ação, a Diretoria de Vigilância em Saúde apresentou as principais estratégias de combate à dengue. "Com o encontro de hoje vamos fechar o Plano de Ação Contra o mosquito Aedes aegypti, que será enviado a todas as secretarias, conselhos, órgãos oficiais e disponibilizado no site da FMS", diz Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.

Para garantir a funcionalidade do Plano de Ação contra o mosquito, a Fundação Municipal de Saúde ressalta a importância da contribuição da população. É indicado que as pessoas olhem as casas e evite água parada, uma vez que, segundo dados da fundação, mais de 75% dos criadouros estão nos domicílios.

FMS realiza reunião para definir plano de ação de combate ao mosquito Aedes aegypti - Foto: Divulgação/Ascom FMS

Casos de dengue em Teresina

Segundo o último boletim epidemiológico de arboviroses da FMS, já foram notificados 673 casos de dengue da capital, sendo 472 confirmações. Nenhum óbito. Tiveram ainda notificações de 106 casos de chikungunya, 77 confirmações. Foram 3 notificações de zika, todas confirmadas.

Mosquito da dengue- Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução/freepik

Aedes aegypti é o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. Essa espécie tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso (em formato de uma lira).

É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. A fêmea tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano para fazer a maturação dos seus ovos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas