06 de outubro de 2026 às 10:54 ▪ Atualizado em 06/10 às 11:18
Piauiense de Marcos Parente, onde nasceu em julho de 1978, o médico Lahésio Rodrigues do Bonfim seguiu uma curta trajetória política no vizinho estado do Maranhão até se tornar senador da República eleito no último domingo pelo Partido Novo.

Tudo começou quando Lahésio fez concurso e se tornou médico do Instituto Federal do Estado do Maranhão e foi trabalhar no Sul deste estado.
Lahésio também foi médico na cidade de Balsas, a principal cidade do agro maranhense, fincada no Sul do Maranhão.
Foi na pequena São Pedro dos Crentes, cujo nome faz alusão à predominância de evangélicos, que Lahésio entrou para a política.
Nessa cidade, de cinco mil habitantes, o piauiense se tornou quase unanimidade ao se eleger prefeito em 2016.
Em 2020 Lahésio foi para a reeleição e obteve incríveis 92% dos votos, tornando-se o politico mais querido da história daquele pequeno município do Sul maranhense.
Bolsonarista declarado, Lahésio renunciou à Prefeitura da pequenina São Pedro, para ser, pasmem, candidato a governador do Maranhão.
A candidatura de um ex-prefeito de uma pequena cidade do Sul do Maranhão foi solenemente ignorada no começo, claro.

Ocorre, porém, que a imprensa da capital não sabia da bem-queréncia do povo do Sul do Maranhão por aquele médico franzino que tinha governado São Pedro dos Crentes.
A disparada da campanha de Lahésio, que disputava com Carlos Brandão e Weverton Rocha, veio quando ele declarou incondicional apoio ã campanha de Jair Bolsonaro.
Pois bem: o médico piauiense formado na UESPI, a mesma instituição em que eu recebi o diploma de bacharel em direito, ultrapassou Weverton Rocha e por muito pouco não foi para o segundo turno no Maranhão.
Neste domingo, dia 4 de outubro, na seção 41, na Unidade Escolar Santa Rita, no bairro Areias, município de Brejo, Maranhão, homenageei esse piauiense guerreiro que se tornou maranhense, assim como eu, digitando o número 300 na certeza de que ele não decepcionará o povo brasileiro. Também digitei o 1523 da Gisele, o 55.888 do Zé Farias e o 55 do Braide.
*** Texto escrito por colaborador externo. As opiniões nele contidas não refletem, necessariamente, a opinião do veículo.
Colunão do Feitosa
Colunão do Feitosa
COLUNÃO DO FEITOSA
Colunão do Feitosa
Colunão do Feitosa
Colunão do Feitosa
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
Eleições
Eleições 2026
ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026
FISCALIZAÇÃO
Apuração
COLUNÃO DO FEITOSA
Incidente
Prisão Domiciliar
CULTURA
GOLPE
ELEIÇÕES 2026
Projeção Nacional
Discussão
Autuado
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.