Política

Pré-candidato Tonny Kerley fala sobre proposta de transporte público de graça em Teresina

Ao Lupa1, o pré-candidato destaca que o sistema de transporte pode ser subsidiado também pelo Governo do Estado.

04 de março de 2024 às 13:21
3 min de leitura

Nesta segunda-feira (04), o pré-candidato a prefeito de Teresina, Tonny Kerley (NOVO), falou sobre proposta de transporte público de graça na capital piauiense. Ao Lupa1, o professor destaca que o sistema de transporte pode ser subsidiado pela prefeitura e Governo do Estado.

Tonny Kerley - Foto: Lupa1

De acordo com Tonny Kerley, se o Governo adotar medidas como a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do combustível e das peças de manutenção dos ônibus, será possível excluir a tarifa do consumidor e garantir o transporte público de graça em Teresina.

O que eu mostrei é que se o governo do estado reduzir o zero ao ICMS do combustível, zero ao IPVA, da frota antiga de ônibus, ICMS das peças de manutenção, como freios, amortecedores, pneus, por exemplo, e somado a isso, analisando as planilhas da auditoria do TCE, ter uma redução administrativa das despesas administrativas e uma melhor fiscalização da prefeitura, do sistema de transporte, a atual gestão da prefeitura e do governo consegue.

Transporte Público de TeresinaFoto: Divulgação/ Prefeitura de Teresina

O pré-candidato também apontou que, através das emendas destinadas aos deputados federais e estaduais, é possível cobrir o valor gasto pela população para ter acesso aos ônibus, visto que, só a prefeitura está subsidiando metade do transporte.

A gente tem 10 deputados federais, então seu custo restante é pouco mais de 30 milhões, uma emenda de 3 milhões por ano de cada um resolvia. A gente tem 30 deputados estaduais, uma emenda de 1 milhão por ano de cada um resolvia. Todas essas partes envolvidas, deputados estaduais, federais, governos do estado, têm condições de resolver o transporte público para ter uma tarifa zero em Teresina, que hoje está só nas costas da prefeitura. só a prefeitura que está subsidiando metade do transporte.

Beneficiados com a Proposta

A sugestão do pré-candidato a prefeito, Tonny Kerley (NOVO), vai beneficiar o trabalhador que depende do transporte público e/ou aquele que usa motocicleta ou carro próprio e têm despesas com combustível e manutenção. Além disso, Professor Kerley destaca que a proposta vai ajudar no comércio pelo centro de Teresina.

Os empreendedores e os comerciantes vão ter uma maior circulação dos usuários entre a cidade, melhorando ainda mais o comércio. Muitas pessoas não conseguem, às vezes, sair da sua comunidade e ir até o centro, por falta de transporte. Então todas as pessoas podem vir a se beneficiar.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas