Política

​Por 5 a 2, TRE-PR decide contra cassação do senador Sergio Moro

Tribunal julgou duas ações promovidas pelo PL e PT que acusam o ex-juiz de abuso de poder econômico.

09 de abril de 2024 às 21:35
2 min de leitura

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu, por maioria dos votos, contra a cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União-PR), na noite desta terça-feira (9).

Sergio Moro - Foto: Agência Brasil

O julgamento encerrou com o placar de 5 a 2, contra as ações movidas pelo PL e PT para que o senador perdesse o cargo no Senado. O último a votar foi o presidente do TRE, Sigurd Roberto Bengtsson.

Os desembargadores Luciano Carrasco Falavinha Souza, Claudia Cristina Cristofani, Guilherme Frederico Hernandes Denz, Anderson Ricardo Fogaça e Sigurd Roberto Bengtsson votaram contra a cassação. Já Julio Jacob Junior e José Rodrigo Sade votaram a favor.

O PT e o PL alegaram que vão recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o TSE decida pela cassação do mandato do ex-juiz, será realizada uma nova eleição no Paraná para preencher a vaga no Senado e Moro ainda poderá ficar inelegível por 8 anos.

Entenda

O TRE do Paraná julgou duas ações promovidas pela Federação Brasil da Esperança - FÉ BRASIL (PT/PCdoB/PV) e o PL, que acusam o ex-juiz de abuso de poder econômico, por conta de gastos excessivos durante a pré-campanha eleitoral em 2022.

Segundo as ações, as irregularidades teriam ocorrido quando Moro estava filiado ao Podemos e realizou atos de pré-campanha à presidência da república, com investimento atos que teriam deixado os candidatos ao cargo de Senador em desvantagem.

O advogado de Moro, Gustavo Guedes, argumentou que o Senador não se elegeu por “conta de uma pré-campanha” e que não ocorreu ato “ilegal”.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas