Política

Partido expulsa advogado que confundiu frase de Maquiavel com "O Pequeno Príncipe"

Advogado ainda proferriu ataques aos ministros do STF, que foram caracterizados por Alexrandre de Moraes como "patético e medíocre”.

15 de setembro de 2023 às 12:19
4 min de leitura

O advogado Hery Kattwinkel, responsável pela defesa de um dos réus condenados pelos ataques de 8 de janeiro, foi expulso do Solidariedade, em que era filiado. A medida ocorreu após as falas feitas nesta quinta-feira (14), durante o segundo dia de julgamento dos atos golpistas.

Advogado Hery Kattwinkel - Foto: Reprodução/TV Justiça

De acordo com o partido, o advogado propagou discurso de ódio e fez um "grotesco espetáculo", ao atacar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além de ter permeado fake News.

Kattwinkel defende Thiago de Assis Mathar, condenado a 14 anos de prisão por vários crimes, como deterioração de patrimônio tombado, golpe de estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Durante a defesa, o advogado alegou que seu cliente era inocente e havia entrado no Planalto para se proteger do quebra-quebra.

No entanto, durante suas falas ele atacou os ministros e chamou o julgamento de "político". O discurso, o advogado ainda confundiu uma famosa frase de Nicolau Maquiavel, atribuindo ao livro "O Pequeno Príncipe", do autor Antoine Saint-Exupéry.

Como diz 'O Pequeno Príncipe', os fins justificam os meios, disse Kattwinkel.

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, disse que o advogado "ignorou" a defesa do réu e quis fazer "discursinho" para as redes sociais. Morais ainda disse que os ataques são ainda mais "tristes" porque o advogado ainda confundiu as obras citadas.

Alexandre de MoraesReprodução / TSE

É muito triste, e só é mais triste porque ainda confundiu 'O Príncipe, de Maquiavel, com 'O Pequeno Príncipe', de Antonie Saint-Exupéry, que são obras que não tem absolutamente nada a ver, disse o ministro.

Moraes ainda caracterizou o discurso como “patético e medíocre” e que o advogado talvez estivesse almejando uma futura candidatura política.

Confira a nota do Solidariedade na Íntegra

Após ciência dos fatos envolvendo o advogado Hery Waldir Kattwinkel Junior (membro – filiado ao partido) quando no exercício da profissão de advogado em defesa de seu cliente, réu preso nos atos de 8 de janeiro, o advogado se utilizou de falas ofensivas e desrespeitosa com a máxima Corte brasileira.

A direção municipal do Solidariedade em Votuporanga-SP, não compactua com a postura do profissional em atacar a Suprema Corte, ainda que no exercício de sua prerrogativa de defensor constituído, motivo pelo qual comunicamos a expulsão do membro e filiado ao partido.

O partido Solidariedade defende o exercício das prerrogativas de advogado, tais como:

(…) Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Entendemos que a atitude do advogado ultrapassou os limites da lei.

Deliberamos pela expulsão do membro, reiterando o nosso respeito às leis brasileira, nosso compromisso com a Democracia e o respeito as instituições públicas brasileira, sendo assim, comunicamos como expulso do partido Solidariedade o sr. Hery Waldir Kattwinkel Junior.

Presidente Municipal do Solidariedade Votuporanga (SP) – Matheus Rodero

Presidente Estadual (SP) – Alexandre Pereira

Vice-presidente nacional – Paulinho da Força

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas