Política

Nova onda de protestos nacionais exigem retirada do atual governo

Mais da metade da população brasileira desaprova a gestão de Bolsonaro

19 de junho de 2021 às 13:32
2 min de leitura

Durante a manhã deste sábado, militantes da oposição foram novamente as ruas exigir o impeachment do atual presidente Jair Bolsonaro (atualmente sem partido). Dentre as outras pautas exigidas, estava a demora na aplicação das vacinas, aumento da fome populacional e a saída do atual ministro da economia, Paulo Guedes (PT). O movimento começou as 8 horas na praça Rio Branco, centro-sul, se estendendo até a Avenida Frei Serafim. O fim do evento foi ao meio dia, como da última vez.

A manifestação contou com a participação de quase 1.000 pessoas, dentre elas o ex-candidato a prefeito de Teresina, Pedro Laurentino, atual líder da Unidade Popular (UP).

Manifestantes contra Bolsonaro em frente ao palácio de Karnak

De acordo com a líder do coletivo Afronte, Brenda Marques, o movimento é uma denúncia de tudo que o presidente tem feito, desde a recusa da vacina até o corte de verbas feita nas universidades. Além da incriminação da morte da juventude negra, legitimada pela chacina do Jacarezinho e a morte de Ketlyn da Silva, assassinada em um tiroteio policial. Ocoletivo Afronte é de cunho nacional e chegou no estado do Piauí a dois anos.

Desaprovaçãodo Governo

De acordo com uma pesquisa do PoderDatarealizada nos dias 26-28 de abril deste ano indica reprovação por 57% dos brasileiros e aprovada por 35%.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, foi perguntado o que os entrevistados achavam do trabalho pessoal do presidente: bom/ótimo, regular ou ruim/péssimo. Os resultados desta rodada indicam um leve recuo na rejeição (51%) a Bolsonaro, no limite da margem de erro do estudo –de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Outros 26% aprovam, e 19% acham o presidente regular. As duas taxas ficaram estáveis em relação a duas semanas anteriores ao estudo.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas