Política

“Jovens deputadas e deputados” do Parlamento do Futuro são diplomados pelo TRE-PI

Solenidade foi aberta e presidida em seu início pelo Presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan Lopes.

26 de fevereiro de 2024 às 23:36
7 min de leitura

A cerimônia solene de Diplomação de 30 Jovens "Deputadas e Deputados eleitos" no Projeto Parlamento do Futuro foi realizada na manhã desta segunda-feira (26/2), no Plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral, no prédio Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), na Praça Desembargador Edgar Nogueira, s/n, Cabral, Teresina.

"Deputadas e Deputados eleitos" no Projeto Parlamento do Futuro - Foto: Divulgação/ Alepi

A solenidade foi aberta e presidida em seu início pelo Presidente do TRE-PI, Desembargador Erivan Lopes e também pelo Vice-Presidente e Corregedor do tribunal, Desembargador José James Gomes Pereira, que assumiu à Presidência dos trabalhos após a saída do Des. Erivan Lopes devido a compromissos.

Em sua fala de abertura o Presidente da Justiça Eleitoral no Piauí agradeceu aos presentes e destacou a parceria entre o TRE-PI e a Assembleia Legislativa do Estado – ALEPI.

“Essa é uma iniciativa muito positiva que inspira jovens a conhecerem melhor o funcionamento da nossa Democracia, a atuação do Parlamento e da Justiça Eleitoral. Agradeço a ALEPI por essa parceria importante, parabenizo as eleitas e os eleitos e espero que essa seja uma experiência emocionante”, afirmou.

Seguiu-se então a execução do Hino Nacional e a chamada nominal de todas as eleitas e os eleitos por ordem numérica de Gerência Regional de Educação - GRE que receberam seus diplomas das mãos das autoridades presentes e posaram para as fotos. A “Jovem Deputada Estadual Eleita” Keylane Mendes Cruz, da 4ª GRE- Teresina Norte fez o discurso em nome dos seus pares eleitos.

A cerimônia foi encerrada pelo Vice-Presidente e Corregedor do TRE-PI, Des. José James, que destacou a coincidência da data deste evento com as comemorações pelo aniversário da Justiça Eleitoral, Código Eleitoral e Voto Feminino, celebrados em 24 de fevereiro.

“O recente transcurso dos 92 anos da Justiça Eleitoral, os quais marcam também os 92 anos do voto feminino no Brasil. Essa coincidência com a data da presente solenidade ressalta o relevante papel das mulheres para a Democracia. Desde que conquistaram o direito ao voto, as mulheres tem desempenhado um papel fundamental na construção de sociedades mais justas e igualitárias, contribuindo para o fortalecimento das instituições democráticas”, ressaltou.

Após o evento no TRE-PI os participantes se deslocaram a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - ALEPI onde tomaram posse e entraram em exercício, podendo agora participar de sessões plenárias daquela Casa Legislativa, nas quais irão apresentar às comissões e as/os parlamentares os seus projetos de governo apresentados durante as suas “campanhas eleitorais”, nos seus respectivos municípios, e que poderão ser apoiados pelos parlamentares legítimos, transformados em projetos de lei oficiais, votados e aprovados pelos legisladores estaduais, culminando com sua promulgação e passando a vigorar como lei estadual.

As diplomadas e os diplomados são estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, de Escolas Públicas das cidades de Teresina, Altos, Campo Maior, Barras, Piripiri, Parnaíba, Floriano, Uruçuí, Picos, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Oeiras, Regeneração, Valença, São João do Piauí, Fronteiras e Paulistana.

Todos os participantes do projeto e dessa Eleição Parametrizada, ou seja, Não-Oficial, cumpriram todas as etapas de um pleito oficial, ou seja, Filiação a um dos seis partidos temáticos criados no projeto; Registro de Candidaturas; Campanha Eleitoral; e a Votação em urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-PI.

Presentes ao evento, além das autoridades já citadas, o Juiz Membro da Corte Eleitoral, José Maria Araújo Costa; a Diretora-Geral do TRE-PI, Denise Vieira Berger Miranda; o Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí - ALEPI, Deputado Estadual Franzé Silva; os Deputados Estaduais Mardem Menezes, Severo Eulálio e Francisco Limma – Presidente da Escola do Legislativo; o Secretário de Educação do Piauí - SEDUC, Washington Bandeira; e o Diretor da Escola, José Osmar.

Parlamento do Futuro

A iniciativa, de autoria da Assembleia Legislativa – ALEPI, consiste na realização de uma “Eleição” para os cargos de “Jovem Deputada/Deputado Estadual”, em que, tanto os eleitores, quanto os eleitos, sejam estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, de Escolas Públicas de todo o Estado do Piauí.

O TRE-PI, dentro do seu Mapa Estratégico 2021 – 2026, de promover uma relação institucional com a sociedade e aprimorar os mecanismos de transparência, segurança e acesso à informação foi convidado a participar do projeto de forma ampla, cedendo as urnas eletrônicas que foram utilizadas, e ainda treinando as equipes de trabalho que atuaram no dia do “pleito jovem” e ministrando rodas de conversas, palestras, minicursos, entre outros eventos presenciais e online sobre os diversos temas envolvendo o processo eleitoral, a importância do voto, a Democracia, o Estado Brasileiro, a tripartição de poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), os trabalhos desenvolvidos pelos legisladores, entre outros temas afins.

O objetivo da proposta é promover a formação política e cidadã de estudantes do Ensino Médio da Rede Pública podendo ser estendido, em anos posteriores, às Escolas Particulares.

A apresentação do projeto ao TRE-PI foi feita em setembro de 2023 pelo Coordenador de Projetos Especiais da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Piauí, Francisco das Chagas Farias Costa; acompanhado da Vice Diretora da Escola do Legislativo, Gildete Milu da Silva Sousa; do representante da ALEPI, Sérgio Gonçalves de Miranda; e da Gerente de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Piauí, Regina Célia Monteiro Lopes.

Presentes ao evento de apresentação do projeto os gestores do TRE-PI da Diretoria-Geral-DG, Secretaria de Administração, Orçamento e Finanças - SAOF, Secretaria de Tecnologia da Informação – STI; Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica - ASPLAN; Coordenadoria de Eleições Informatizadas – COELEI, e ainda representantes da Escola Judiciária Eleitoral – EJE, do Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão – NS, e do Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas