Política

Governador diz que nova política da Petrobras garante redução no preço da gasolina

Rafael Fonteles disse ainda que a política anterior "castigava o povo e os governos que viam o preço do combustível aumentar".

16 de maio de 2023 às 17:45
2 min de leitura

Na tarde desta terça-feira (16), o governador Rafael Fonteles (PT) usou as redes sociais para avaliar as mudanças nos preços dos combustíveis anunciadas hoje pela Petrobras. Na nova estratégia comercial da empresa, sai a política de paridade de importação (PPI), que levava em consideração as oscilações do dólar e do mercado internacional, e entra uma política que considera o custo alternativo do cliente e o custo de oportunidades da petrolífera.

Conforme o petista, essa mudança era algo que sempre defendeu quando ainda era presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), pois a política anterior “castigava o povo e os governos que viam o preço do combustível aumentar, mesmo com congelamento dos tributos e impostos”.


“Essa é uma luta histórica de muita gente e eu como presidente do Consefaz, por diversas vezes, levei o posicionamento do nosso colegiado e advogado por essa tese: de que a política de preços é que tinha de ser modificada para estabilizar o preço dos combustíveis que, naquela época, tanto prejudicou a nossa população”, explica o governador.

Nova política de preços

A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou, na última segunda-feira (15), sua estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina. A nova política encerra a subordinação dos valores ao preço de paridade de importação.

A partir de agora, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a Petrobras.

Segundo a empresa, o custo alternativo do cliente contempla alternativas de suprimento por fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. Já o custo marginal da Petrobras se baseia no custo das diversas alternativas para a empresa, entre elas a produção, importação e exportação do produto.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas