Política

Deputado Nikolas Ferreira pode ter mandato cassado após falas transfóbicas

A bancada do PSB anunciou que irá levar o caso até o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.

09 de março de 2023 às 10:15
3 min de leitura

Na última quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para realizar um discurso repleto de falas machistas e transfóbicas.


Na situação, Nikolas utilizou uma peruca loira e se apresentou como “Deputada Nikole” e de forma pejorativa afirmou que “se sentia uma mulher”, além de citar que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.

Ainda no plenário, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) pediu respeito durante a sessão por conta do dia das mulheres. Durante o discurso, a parlamentar não citou diretamente o nome de Nikolas Ferreira.

Consequências

Diante do escândalo, as deputadas Tabata Amaral (PSB-SP) e Érika Hilton (PSOL-SP) afirmaram que irão pedir a cassação do mandato de Nikolas Ferreira. Tabata reforçou que “A transfobia ultrapassa a liberdade de discurso garantida pela imunidade parlamentar”.

Reprodução:Alexandre Amarante

O caso deve ser levado até o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.

Nota de repúdio

A Secretaria da Mulher da Câmara emitiu nota de repúdio na última quarta-feira (8) contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) por atitude e declarações "jocosas e preconceituosas" durante pronunciamento no Plenário.

Confira:

"A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, como órgão político e institucional que atua em benefício e defesa da população feminina brasileira, vem a público repudiar veementemente as declarações jocosas e preconceituosas do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), ao discursar neste dia 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher, no Plenário da Câmara dos Deputados.

Em seu pronunciamento, o parlamentar, na tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados, colocou uma peruca loira, argumentando que hoje "se sente mulher". Nesse sentido, lamentamos a postura e o comportamento do deputado Nikolas Ferreira. É inacreditável que ainda persistam atos desta natureza no Brasil.

Diante do exposto, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados entende que o Plenário não é e nunca será local para discursos e comportamentos preconceituosos, e reafirma o compromisso de jamais deixar de se pronunciar diante de quaisquer atos de violência que chegarem ao conhecimento desse órgão, da mesma forma que não poupará esforços para combater quaisquer ações de violência contra as mulheres, sejam por palavras, ações ou atos de ódio.

Brasília, 8 de março de 2023.

Secretaria da Mulher – Câmara dos Deputados

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas