Política

CCJ da Alepi aprova mudança que permite eleições para dois biênios no mesmo dia

Alteração legitima acordo para Franzé Silva (PT) ser presidente no biênio 2023/2024 e Severo Eulálio (MDB) no biênio 2025/2026.

27 de dezembro de 2022 às 11:38
2 min de leitura

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou nesta terça-feira (27) uma alteração no Regimento Interno da casa que permite que eleições para presidente dos dois biênios sejam realizadas no mesmo dia. A eleição da Mesa Diretora vai acontecer dia 1º de fevereiro de 2023.

Após diversas reuniões para definir como seria a disputa pela Presidência da Alepi, as bancadas do PT e do MDB entraram em consenso. O acordo feito legitima Franzé presidente do biênio 2023/2024 e Severo presidente do biênio 2025/2026, com ambos eleitos já no dia 1º de fevereiro.


Assembleia Legislativa do PI (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

Em entrevista à imprensa, o deputado estadual João Mádison (MDB) comemorou o acordo firmado e destacou que o consenso mostra a harmonia na base aliada do governador eleito Rafael Fonteles (PT).

“Votamos aqui a mudança do regimento, dando condições para que a gente faça as duas eleições no mesmo dia, dia 1º de fevereiro de 2023. Nosso candidato é o Severo Eulálio do MDB [para o segundo biênio] e o presidente dos dois primeiros biênios será o deputado Franzé. Isso mostra a harmonia de todos aqueles que trabalharam e lutaram para eleger o governador Rafael Fonteles, o senador Wellington Dias e o presidente Lula. É importante essa base estar unida”, declarou Mádison.

Reeleição proibida
A CCJ também aprovou uma PEC proibindo reeleição dos membros da Mesa Diretora da Alepi, incluindo a presidência, dentro da mesma legislatura.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas