Polícia

Sejus e SSP pedem aprovação de prisão de monitorados em festas de carnaval

A ação foi decidida durante uma reunião entre secretários de Justiça e Segurança, na manhã desta quarta-feira (01).

01 de fevereiro de 2023 às 15:43
2 min de leitura

As Secretarias de Justiça e de Segurança Pública pedem à justiça autorização para prender todos os presos que estejam com tornozeleira eletrônica que descumprirem a ordem judicial e circularem nas festas em todo o estado. A ação foi decidida durante uma reunião entre secretários de Justiça e Segurança, na manhã desta quarta-feira (01).

Sejus e SSP pedem aprovação de prisão de monitorados em festas de carnavalReprodução

O objetivo da medida é que o Poder Judiciário determine que os policiais possam realizar a prisão imediata. O monitoramento é feito pela Secretaria de Justiça, que repassará a localização para Segurança para que as prisões sejam realizadas imediatamente.

Monitoramento

O perfil dos monitorados, as infrações cometidas e as restrições são definidas por magistrados que individualmente fazem cumprir as regras de controle. Normalmente, a pessoa está em prisão domiciliar e não pode sair do raio da residência. Em outros casos, é possível trabalhar, estudar e receber assistência médica. A passagem e permanência nesses locais são permitidas em horários e datas específicos com comprovação e acompanhamento.

Todas as etapas são registradas usando coordenadas georreferenciadas. Até mesmo a velocidade do deslocamento, o sentido da via e quanto tempo uma pessoa permanece em determinado local são indicados. Qualquer comportamento fora do intervalo permitido é alertado e categorizado de acordo com a gravidade. Quando ocorrer um evento suspeito, o servidor responderá de acordo com o manual do programa.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas