Polícia

Polícia Federal deflagra operação "Falsa Chancela" contra fraudes previdenciárias

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, nas cidades de Teresina, no Piauí, Timon, no Maranhão e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

17 de outubro de 2023 às 08:07
2 min de leitura

A Polícia Federal, com o apoio da Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP), deflagrou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (17) a Operação Falsa Chancela, que tem como objetivo desarticular esquema criminoso especializado na execução de fraudes previdenciárias, o qual utilizava documentos falsos para obtenção de benefícios de aposentadoria por idade de trabalhador rural.

As investigações iniciaram a partir de um material enviado pela 1ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina, Piauí. O material em questão se tratava de uma série de documentos com sinais de falsificação e preparação para fraudes previdenciárias, que foram apreendidos pela Polícia Civil do Piauí, durante a investigação de um homicídio em 2016.

Polícia Federal deflagra operação "Falsa Chancela" contra crimes previdenciáriosReprodução

Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, nas cidades de Teresina, no Piauí, Timon, no Maranhão e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Durante as investigações, foram identificados 347 benefícios atrelados ao esquema. Além disso, também foram coletados indícios da participação de dois servidores do INSS e um empregado público da INFRAERO, que é suspeito de liderar um grupo criminoso.

Polícia Federal deflagra operação "Falsa Chancela" contra crimes previdenciáriosReprodução

Também foi constatado um prejuízo de R$ 47 milhões para os benefícios com indícios de fraude. Os investigados pela operação poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato majorado, falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, corrupção passiva e ativa.

O nome ‘Falsa Chancela’ foi escolhido por conta dos documentos preparados pelo esquema criminoso conterem selos falsos de fiscalização e autenticação usados pelos Cartórios.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas