Polícia

Polícia deflagra operação contra grupo que se passava por senadores para aplicar golpes

Ação visa cumprir oito mandados de busca e apreensão em Teresina, no Piauí, e Timon, no Maranhão.

27 de fevereiro de 2024 às 13:01
1 min de leitura

A Polícia do Distrito Federal, com o apoio das Polícias Civis do Piauí e Maranhão, deflagrou na manhã desta terça-feira (27), a “Operação Alto Escalão 2”, para cumprir oito mandados de busca e apreensão em Teresina, no Piauí, e Timon, no Maranhão.

O objetivo da ação policial é identificar os membros de uma organização criminosa atuante em todo território nacional, especializada em crimes de fraude eletrônica.

Senador Marcelo CastroÉrica Pessoa/Lupa1

De acordo com as investigações, a organização criminosa se passava por políticos, especialmente por senadores, e clonava perfis de Whatsapp, para atrair as vítimas. Um dos senadores alvos do crime, foi o senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Dessa maneira, os autores entravam em contato com as vítimas e solicitavam que as pessoas depositassem dinheiro em contas bancárias.

A investigação teve início em junho de 2023, após alguns senadores terem procurado a delegacia para comunicar a prática de crimes usando os seus nomes. Após sete meses de investigação, foi constatado que os autores também utilizavam perfis falsos de outras autoridades e, em muitos dos casos, utilizavam vários números telefônicos cadastrados em nome do mesmo parlamentar.

Os investigados, identificados como um homem, de 26 anos, e quatro mulheres, de 22, 25, 41 e 43 anos de idade, irão responder pelos crimes de Associação Criminosa, Falsa Identidade e Estelionato, cujas penas somadas podem atingir nove anos de reclusão.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas