Polícia

PF deflagra operação contra fraudes do INSS no Maranhão

Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão nas cidades de Codó, no Maranhão e em Marabá, no Pará.

01 de junho de 2022 às 09:23
1 min de leitura

A Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA deflagrou na manhã desta quarta-feira (1ª),a Operação Êxodo com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em crimes contra o INSS. Os mandados de prisão foram cumpridos na cidade de Codó no Maranhão e no Pará.Foto: Divulgação/Polícia Federal

De acordo com informações da Polícia Federal a operação teve inicio no ano de 2020 e, a partir das investigações, foi descoberto um esquema criminoso integrado por dois servidores do INSS, um advogado especializado em causas previdenciárias além de um intermediador. A quadrilha confeccionava documentos falsos e esses eram inseridos no sistema previdenciário, tendo como foco, benefícios de aposentadoria por idade, pensão por morte e trabalhadores rurais.

Cerca de 42policiais federais cumpriram 13 mandados judiciais, sendo quatro de prisão preventiva e nove de busca e apreensão nas cidades de Codó, no Maranhão e em Marabá, no Pará. Com relação aos dois servidores da autarquia previdenciária, além dos mandados de prisão preventiva, também foi determinada a suspensão do exercício das funções públicas.

Os envolvidos estão sendo investigados pela prática dos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistema público e organização criminosa.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas