Polícia

Delegado Matheus Zanatta conta detalhes da operação no “Bar da Thais”

Zanatta também especificou como funciona o projeto de recuperação de celulares.

16 de abril de 2024 às 13:13
4 min de leitura

Em entrevista ao Grande Jornal Lupa1 desta terça-feira (16), o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas (SOI) da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP), contou detalhes sobre a Operação Interditados no Bar da Thais. Zanatta também especificou como funciona o projeto de recuperação de celulares.

“Thais já vem sendo investigada desde o início do ano após uma fiscalização que resultou na prisão de 80 pessoas e na apreensão de sete armas de fogo e entorpecentes durante um baile de reggae. No mês passado, o bar foi fiscalizado novamente e a proprietária foi presa por vender bebida alcoólica para menores de idade”, contou o delegado.

Delegado Matheus Zanatta - Foto Ezequiel de Sá/Lupa1Ezequiel de Sá/Lupa1

No último final de semana, quatro pessoas foram baleadas nas intermediações do estabelecimento e uma delas acabou morrendo. Matheus Zanatta destacou que, após o homicídio, o bar foi interditado na operação que aconteceu nessa segunda-feira (15) e a Superintendência de Operações Integradas vai abrir um inquérito judicial em desfavor de Thais "por ser conivente e omissa" em relação aos crimes que aconteceram no local.

"Ontem [segunda-feira]durante a ação, o irmão dela, Lucas, foi preso em flagrante com uma arma na cintura, ele já é foragido da justiça, responde por vários crimes, inclusive tem uma condenação de 15 anos, é um indivíduo de alta periculosidade. Quase todas as pessoas que frequentam o “reggae da Thais” possuem passagem criminal e integram organizações criminosas ", acrescentou Zanatta.

Operação Interditados no bar da Thaís - Foto: Reprodução/SSP

Operação Interditados

A Operação Interditados fiscaliza lojas que atuam na receptação e revenda de celulares que possuem restrição de roubo e/ou furto. Segundo Zanatta, desde o ano passado até a atual data, mais de 80 lojas foram alvos da operação e tiveram as atividades econômicas suspensas. Além disso, mais de 64 pessoas foram conduzidas à Secretaria de Segurança Pública do Piauí, entre elas, empresários e donos de loja reincidentes na prática de receptação qualificada.

Operação no Pará

Há 4 semanas atrás, a superintendência se deslocou ao Pará para uma grande operação integrada onde foram deflagradas três fases do projeto de recuperação de celulares:

  • 1º fase foi destinada à recuperação de celulares que estavam no Pará e foram subtraídos em grandes eventos e shows que aconteceram no Piauí;
  • 2º fase foi deflagrada com o objetivo de prender preventivamente os indivíduos que saíam do Pará para esses eventos no intuito de realizar os furtos de celulares e levar de volta ao Pará;
  • 3º fase foi para interditar uma loja que realizava a receptação e revenda dos celulares subtraídos no Piauí.

Visita de Secretarias

O delegado Matheus Zanatta informou que, no final do ano passado, as secretarias de Alagoas, Ceará e Maranhão visitaram a sede da superintendência para conhecer o projeto de restituição dos celulares. Nessa próxima quinta-feira (18), as secretarias do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Sergipe vão se deslocar ao Piauí para participar de uma grande restituição de 700 celulares.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas