Municípios

Teto de escola recém-reformada pela prefeitura de Piripiri desaba e deixa pais desesperados

O estrago e o tamanho do prejuízo, além do teto, será calculado após se identificar tudo o que ficou debaixo dos escombros.

06 de janeiro de 2024 às 16:46
3 min de leitura

Parte de todo o teto da Escola municipal Raimundo Pastor da Silva, situada na comunidade Banda, na zona rural de Piripiri, foi abaixo na madrugada deste sábado (06).Felizmente o desabamento ocorreu na madrugada e em final de semana, quando ninguém estava no local no momento do desastre.Em imagens e fotografias feitas por celular é possível ver o telhado no chão, tendo caído por cima e destruído mobílias.

Escombros do teto de escola de Piripiri- Lupa1

O estrago e o tamanho do prejuízo, além do teto, será calculado após se identificar tudo o que ficou debaixo dos escombros.

Visão de cima, teto escola de Piripiri-Lupa1


Segundo levantamento feito junto a Prefeitura Municipal de Piripiri, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), a unidade que desabou foi reformada recentemente, o que intriga a todos, pois os recursos gastos, segundo as prestações de contas, nessas reformas, é sempre muito alto. Há relatos de moradores de diversas comunidades e pais de alunos de escolas da zona rural, que muitas outras escolas, mesmo após tais reformas, estão correndo o iminente risco de desabamento.

Tânia Marilda, secretária e irmã da prefeita-Facebook

Nenhum responsável pelo setor de obras da prefeitura, muito menos a prefeita Jôve Oliveira,responsável direta por tudo o que se refere a gestão municipal ou mesmo a irmã da prefeita, a senhora Tânia Marilda Monteiro, atual secretária de Educação da cidade, se manifestaram oficialmente sobre o ocorrido, até o fechamento dessa reportagem.

Jôve Oliveira, prefeita de Piripiri-Facebook

O Ministério Público Federal está de olho em prefeituras do Piauí que estariam fraudando dados de matrículas, inclusive no que se refere a ensino integral. Muitas delas estariam também superfaturando obras com recursos federais. O fenômeno se espalha por diversas cidades. Em locais conde ocorrem acidentes como este de Piripiri, em locais recém-reformados, a postura do MPF é ser ainda mais minucioso em suas investigações.Piripiri é a quarta maior cidade do Piauí, com mais de 65 mil habitantes.Segundo dados da Confederação Nacional dos municípios -CNM, a prefeitura de Piripiri recebeu, só no ano de 2023, aproximadamente 90 milhões de reais, apenas através do FUNDEB, recurso exclusivo para aplicação no setor educacional.

O estranho nisso tudo, só para dar um exemplo, é que Piripiri recebeu, só em 2023, em torno de 30 milhões a mais que Picos, cidade com população superior. (veja demonstrativo)

Recursos FUNDEB Piripiri 2023-Lupa1

Outro exemplo, tomando por base o ano de 2023: Parnaiba tem praticamente 100 mil habitantes a mais que Piripiri ( 162 mil habitantes) e recebeu, via FUNDEB, 125 milhões em todo o ano. Apenas 35 milhões a mais que Piripiri.
O milagre da multiplicação das matrículas impera na gestão da prefeita Jôve Oliveira.

É em cima desses dados, e muitos outros suspeitos, que o MPF está se movimentando e certamente trará novidades nos próximos meses.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas