Municípios

SASC promove atividades para melhorar a saúde dos povos indígenas no Piauí

De acordo com mapeamento, no Piauí existem atualmente cerca de 27 comunidades indígenas

17 de abril de 2023 às 18:02
2 min de leitura

A Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários, vinculada à Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) do Piauí, está promovendo uma série de atividades para melhorar a saúde dos povos indígenas do estado, em um esforço para reconhecer e valorizar as comunidades originárias.

Para reconhecer e valorizar as comunidades origináriasFoto: Divulgação/ Governo do Estado

Segundo um mapeamento, existem cerca de 27 comunidades indígenas organizadas no Piauí, com 1.398 famílias e 4.200 indígenas. No entanto, dados do IBGE indicam que esses números podem ser ainda maiores, com mais de 7 mil indígenas distribuídos em 153 municípios do estado.

O diretor dos Povos Originários, cacique Henrique Manuel, destaca que a superintendência está trabalhando para reconhecer as comunidades e identificar suas necessidades, especialmente em relação à saúde.

A SASC tem buscado implementar políticas públicas específicas para os povos originários, incluindo a criação de Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) no Piauí. Outras demandas importantes para as comunidades incluem a luta pela terra, saúde, educação e agricultura familiar, bem como o fortalecimento da cultura e do artesanato.

Além disso, o cacique destaca a importância de valorizar a cultura dos povos indígenas, incluindo rituais, culinária e artesanato, como forma de respeito e reconhecimento à história do estado.

A SASC também está em contato com a Secretaria de Saúde para implementar ações voltadas para a saúde das mulheres e dos homens nas comunidades indígenas.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas