Municípios

Governo sorteia casas para famílias deslocadas pelas obras de barragem no Piauí

Foram sorteadas residências dos assentamentos de Corrente e Sebastião Barros.

23 de abril de 2024 às 11:50
2 min de leitura

O Governo do Piauí, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) realizou, nessa segunda-feira (22), o sorteio de casas para as famílias deslocadas por conta das obras para construção da Barragem de Atalaia, no município de Sebastião Barros.

Casas sorteadas - Foto: Divulgação/GOV PI

De acordo com o Idepi, pela manhã aconteceu o sorteio de 44 casas do assentamento de Corrente, na Igreja Congregação Filadélfia, localizada no Povoado Barra do Rio. No período da tarde, foi realizado o sorteio do assentamento de Sebastião Barros, na Igreja Assembleia de Deus, no povoado Várzea Grande.

Após os sorteios, as empresas responsáveis pela ligação de água e energia vão providenciar a instalação dos serviços em cada casa, designada com a família sorteada. O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, destacou que esse é um passo importante para compensar as famílias afetadas.

Construção da Barragem de Atalaia - Foto: Reprodução

“A realização do sorteio das casas é um passo importante para compensar as famílias afetadas pela construção da barragem e também para que a água e a energia elétrica sejam ligadas nestas residências e possam se mudar. Enquanto isso, daremos continuidade aos serviços de supressão vegetal na região”, relatou Felipe Eulálio.

Construção da Barragem de Atalaia

Segundo o Idepi, a construção da Barragem de Atalaia, no município de Sebastião Barros, já ultrapassou 80% de execução. No total, foi investido um valor estimado em R$ 55,2 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A barragem tem um coroamento de 2.581m com altura de 24m e capacidade de acumulação de 211 milhões m³ de água. O instituto de desenvolvimento informou que, além de segurança hídrica, a Barragem de Atalaia promove um impulso para a economia regional através do crescimento de setores como agricultura, piscicultura, pecuária e turismo.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas