Municípios

Em Altos, prefeito comete crime ao abrir estrada ilegal, destruindo parte de floresta fóssil.

Maxwell da Mariinha passou tratores em meio a um tesouro fóssil , desrespeitando a lei e cometendo grave crime ambiental

30 de dezembro de 2023 às 01:56
3 min de leitura

O prefeito da cidade de Altos, Maxuel da Mariinha, numa atitude autoritária e desconexa da responsabilidade social e legal que deve ter todo gestor público, cometeu um crime ambiental de grande proporção, agredindo a ciência e prejudicando as futuras gerações.

Maxwell da Mariinha-Redes sociais

Maxwell, que está no seu primeiro mandato e pretende ir a reeleição, chegou a prefeitura com um discurso de modernização das práticas de gestão, gerando um sentimento de mudança que terminou por convencer a maioria dos altoenses. Na prática, depois de sentar na cadeira de prefeito, tem sido tudo muito diferente.

Maxwell da Mariinha-Redes sociais

O caso em questão refere-se a Floresta fóssil do Brejo. Tudo começou quando os pesquisadores, professores renomados, Joira Mara Fernandes e Juan Cisneros acompanharam os técnicos do INCRA e da SEMAR-PI em visita a área que integra a floresta. O INCRA vem em processo de delimitação da área para consequente doação da mesma ao Estado do Piauí, que se propõe a criar no local uma Unidade de Conservação.


O local é um tesouro fóssil, mas mesmo sabendo da preciosidade e do objetivo do Governo do Piauí, o prefeito decidiu abrir uma estrada vicinal, passando ao meio da área, sem pedir nenhuma autorização aos órgãos competentes. A atitude de Maxwell terminou por destruir cerca de 08 fósseis já identificados, derrubando arvores centenárias.

Para que o leitor tenha ideia da gravidade do ato do prefeito, esta floresta foi fossilizada há cerca de 220 milhões de anos, com as árvores em posição de vida. Esses fósseis testemunharam o surgimento e o desaparecimento dos dinossauros. Estavam aqui quando a espécie humana apareceu. Resistiram a queda de meteoros, à era glacial e duas extinções em massa da vida na Terra.

Depois de resistir a tantas intempéries e acidentes naturais de proporções inimagináveis, o tesouro não foi capaz de de resistir a ação criminosa perpetrada pelo prefeito, através dos tratores da Prefeitura de da cidade Altos.

Veja algumas imagens da destruição:

Floresta fóssil - parte destruida

Floresta fóssil - devastação

Estrada vicinal em meio a floresta fóssil

O prefeito se apoia no frágil argumento da inobservância a gravidade do ato, mas deverá ser responsabilizado, aos olhos da lei, pela prática delituosa.

Maxwell, como dissemos, deve concorrer a reeleição. Tem dito em reuniões que faz com pequenos grupos rurais, que “só quer mais esse mandato” e depois vai cuidar das suas empresas.

O portal Lupa1 promete ao leitor que vai buscar saber quais são as empresas pertencentes ao prefeito e em qual tempo ele as adquiriu, já que antes de ser prefeito l mesmo era vereador, tendo chegado à presidência da câmara, justamente com o apoio do atual deputado Warton Lacerda e da ex-prefeita Patrícia Leal, contra quem ele se voltou na última eleição e de quem é adversário político ferrenho.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas