Municípios

Agespisa inicia testes do sistema de esgotamento sanitário de Amarante

Cerca de 90% dos moradores da zona urbana serão beneficiados com coleta e tratamento de esgoto

20 de abril de 2023 às 11:00
1 min de leitura

A Agespisa iniciará nesta quinta-feira (20/04), os testes do sistema de esgotamento sanitário na cidade de Amarante, que está localizada a 163 quilômetros de Teresina. Com a implantação desse sistema, cerca de 90% dos moradores da zona urbana serão beneficiados com a coleta e tratamento de esgoto.

Investimento de R$ 16 milhõesFoto: Divulgação/ Governo do Estado

Esse projeto contou com um investimento de R$ 16 milhões, sendo recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Governo do Estado e Agespisa.

As equipes da empresa realizaram as últimas manutenções para garantir o funcionamento correto do sistema e permitir o início dos testes.

Durante a fase experimental, todo o desempenho do sistema será monitorado, com pressurização dos emissários para condução do esgoto até as lagoas de estabilização na estação de tratamento. Qualquer falha será identificada e corrigida.

O projeto incluiu a instalação de 43 mil metros de rede coletora, uma estação de tratamento de esgoto biológica, oito emissários, oito estações elevatórias e 2.500 ligações prediais. Após a conclusão dos testes e ajustes, o sistema será colocado em operação.

A Agespisa garantirá a coleta, tratamento e destinação final adequada do esgoto gerado na zona urbana, promovendo um impacto positivo na saúde da população e na infraestrutura sanitária da cidade, de acordo com o diretor de Engenharia da Agespisa, Patrick Costa.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas