Geral

Unidade de AVC do HGV faz primeira trombólise e reverte sintomas

O atendimento foi dentro da janela prevista, que é de 4h30, desde a apresentação dos primeiros sintomas da doença

19 de junho de 2023 às 09:20
2 min de leitura

A unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou nesse domingo (18/06), a sua primeira trombólise para AVC isquêmico. Uma paciente de 76 anos apresentou uma fraqueza súbita no lado esquerdo do corpo e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Renascença, em Teresina.

Foto: Divulgação/ Governo do Piauí

No local, ela recebeu atendimento de um neurologista via telessaúde. Com base nos sintomas relatados, foi solicitada a transferência da paciente para o HGV, onde a equipe já estava pronta para recebê-la.

Assim que chegou ao HGV, a paciente foi avaliada pela equipe médica e encaminhada para o setor de tomografia. O atendimento ocorreu dentro da janela de tempo estabelecida, que é de até 4 horas e 30 minutos desde o início dos primeiros sintomas da doença.

“Tivemos hoje o primeiro paciente, para a unidade de AVC, submetido ao tratamento com trombolítico com sucesso e reversão completa dos déficits”, explica o neurologista Frederico Prado.

Todo o deslocamento da paciente foi acompanhado por meio de um sistema de georeferenciamento, semelhante a um GPS, que permitiu o rastreamento em tempo real da ambulância e estimativa de chegada.

“Um atendimento totalmente tecnológico que evitou que essa paciente desenvolvesse um quadro de saúde mais grave”, afirma o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campelo.

A neurologista de plantão, Fernanda Castro, relatou que a paciente apresentou melhoras apenas 15 minutos após a administração da medicação. No entanto, ela permanecerá internada para acompanhamento médico.

A Unidade de AVC do HGV agora conta com dez leitos destinados ao tratamento da doença.

“É mais uma ação do Programa Saúde em Dia, no qual estamos trabalhando para implantar cada vez mais serviços em nossas unidades de saude”, afirma o secretário estadual da Saúde, Antonio Luiz.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas