Geral

Um milhão: PGE-PI alcança marca recorde em digitalizações de acervo documental

Número foi alcançado em um período de dois anos e cumpre com um dos objetivos da PGE-PI na atual gestão.

10 de março de 2025 às 10:52
3 min de leitura

O Projeto “PGE Digital” alcançou uma marca relevante no processo de digitalização do seu acervo documental e bibliográfico: um milhão de páginas.

Um milhão: PGE-PI alcança marca recorde em digitalizações de acervo documental - Foto: Divulgação

O número foi alcançado em um período de dois anos e cumpre com um dos objetivos da Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) na atual gestão, que é de liberar todo o arquivo em papel físico e deixar tudo de forma digital.

Ao todo, estima-se que o acervo tenha pelo menos seis milhões de páginas entre documentos e processos das mais diversas ordens. Destas, um milhão passam a não mais existir, dando lugar ao armazenamento digital, uma das metas da PGE-PI em seu planejamento estratégico alinhada com o NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia).

Segundo o Procurador Victor Lima, alcançar esse número mostra o quanto a PGE-PI está engajada com objetivos do Governo do Estado, que é tornar o Piauí a federação mais digital do país e melhorar também seu modo operacional para consultas e pesquisas.

Um milhão: PGE-PI alcança marca recorde em digitalizações de acervo documental - Foto: Divulgação

“Assim como quando alcançamos 500 mil digitalizações foi um marco, chegarmos a um milhão assegura a competência da nossa equipe no setor. Isso é fruto de um trabalho que começou em 2019, mas foi oficializado com o projeto “PGE Digital” em 2023, na nossa atual gestão. Seguimos alinhados com os planos do Governador Rafael Fonteles sobre tornar nosso Estado o mais digital do Brasil”, reiterou Victor Lima, Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Administrativos.

Fundamental nesse processo, Érica Raquel, que coordena o setor de digitalizações, celebra o feito e reafirma a principal finalidade do projeto, que é melhorar cada vez mais a eficiência dos trabalhos na instituição.

Um milhão: PGE-PI alcança marca recorde em digitalizações de acervo documental - Foto: Divulgação

“A digitalização de um milhão de páginas nesse curto período representa um avanço para a PGE-PI. Demonstra o comprometimento da gestão na modernização e melhoria da eficiência. Tendo em vista, que a digitalização de documentos no setor público possibilita a redução do tempo de busca por esses documentos e facilita seu acesso. O uso dos recursos humanos da Procuradoria possibilitou redução do custo de mão-de-obra e aproveitamento da força de trabalhos dos servidores”, completou Érica.

A equipe de digitalização conta atualmente com 10 servidores, com destaque para Suely de Carvalho, responsável por 25% de tudo que já foi digitalizado até o momento. A expectativa é quem em até dois anos, o projeto “PGE Digital” atinja a totalidade de digitalizações de todo o seu acervo.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas