Geral

​Uespi tem projeto aprovado em programa do Ministério da Saúde

O Pet-Saúde: Equidade, irá desenvolver ações em ambientes hospitalares, comunidades e Unidades Básicas de Saúde de Teresina.

04 de abril de 2024 às 19:20
2 min de leitura

Um projeto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foi aprovado no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), promovido pelo Ministério da Saúde. Com o título “Pet-Saúde: Equidade”, o projeto irá desenvolver ações em ambientes hospitalares, comunidades e Unidades Básicas de Saúde de Teresina. O resultado final foi divulgado na última terça-feira (2).

Uespi - Reprodução/Governo do Piauí

O PET-Saúde tem como objetivo fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade, unindo o SUS e as Instituições de Ensino Superior (IES). Além de formar profissionais de saúde e valorizar as trabalhadoras do SUS, considerando aspectos como equidade de gênero, raça e identidade e alinhado ao Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS.

Foram 150 projetos aprovados no Brasil, sendo quatro escolhidos no Piauí. No âmbito do estado, a Uespi ficou na segunda posição entre os escolhidos. Segundo o coordenador do Pet-Saúde Equidade, professor Saulo Araújo, vários cursos da universidade estão envolvidos.

“Esses são os aspectos mais importantes que a gente busca fomentar, como o fortalecimento, o processo de integração entre o ensino-serviço e a comunidade. Os serviços serão assistidos por profissionais e acadêmicos da Universidade Estadual do Piauí, articulando todas as políticas, os eixos norteadores com as demandas do Sistema Único de Saúde”, pontua Araújo.

O projeto se estrutura com cinco grupos, 12 bolsistas em cada uma dessas composições, totalizando 60 bolsistas incluindo alunos e profissionais dos cursos: Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Educação Física. “Essa organização permite uma abordagem abrangente e integrada às demandas de saúde da comunidade, com uma equipe multidisciplinar e especializada”, finalizou o coordenador.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas