Geral

Uespi e TJ-PI lançam projeto de atenção à saúde mental nesta segunda

Lançamento do programa “Se Cuida” será realizado na próxima segunda-feira(18), às 13h, na sede do Tribunal de Justiça do Piauí.

15 de dezembro de 2023 às 14:44
2 min de leitura

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Tribunal do Estado do Piauí (TJ-PI) lançam na próxima segunda-feira (18), às 13h, o projeto "Se cuida", que tem o intuito de desenvolver ações permanentes de educação, promoção da saúde, prevenção de agravos, atenção à saúde mental e monitoramento. O lançamento do programa será realizado na sede do Tribunal de Justiça.

Uespi e TJ-PI - Foto:Reprodução

A plataforma de saúde “Se cuida” visa contemplar a disponibilização de estratégias dinâmicas de promoção e prevenção de problemas psicossociais, além do desenvolvimento de uma ferramenta de monitoramento das variações de humor e avaliação da saúde mental.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Vinicius Oliveira, do curso de Medicina da Uespi, que também coordena o grupo de pesquisa Meio Ambiente, Saúde e Sociedade (MASS), e idealizou a plataforma, as ações são desenvolvidas por professores e alunos que fazem parte do MASS, além de voluntários. “Hoje, temos um grupo de 30 alunos, além dos 7 bolsistas e professores atuantes, sendo que os integrantes fazem parte do curso de medicina, enfermagem, fisioterapia e psicologia”, disse o coordenador.

A criação de uma plataforma que possa monitorar o estado psicoemocional de magistrados e servidores do Poder Judiciário pode possibilitar promoção à saúde e prevenção de doenças em tempo hábil. A ideia é trabalhar as pessoas antes que estas desenvolvam doenças ou agravos em função de stress no trabalho, como também por conta da falta de conscientização e atenção à saúde psicológica.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas