Geral

Teresina é pioneira no Brasil com comissão destinada á ações de justiça climática

Prefeitura de Teresina instituiu a Comissão Municipal de Justiça Climática – COMJUCA.

24 de abril de 2024 às 12:42
2 min de leitura

A Prefeitura de Teresina realizou uma ação pioneira no país realizando a criação da Comissão Municipal de Justiça Climática – COMJUCA. O órgão tem a finalidade de desenvolver, em nível local, discussões intersetoriais e formatação de políticas públicas voltadas para a promoção de justiça climática na capital.

Ponte Estaiada - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Teresina

Em estudo realizado para a construção do Plano de Ação Climática, foi notado que parte da população teresinense mais afetada pelas mudanças climáticas (calor intenso, alagamentos, inundações, arboviroses), são as que moram nos bairros mais afastados, sem acesso a sanemento básico, e que trabalham em atividades com alta exposição solar.

“Temos a imensa felicidade em sermos pioneiros nesta ação porque justiça climática é promover políticas que possam diminuir os impactos da crise do clima nas pessoas. Então, esse trabalho passa por diversos setores, como saúde, educação, saneamento. Por isso, a nossa intenção é unir forças, experiências e vivências dentro do poder público e, assim, ampliarmos a visão do problema”, afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.

A comissão é capitaneada pela Semplan – Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, através da Agenda Teresina 2030, e constituída de membros de várias secretarias, como FMS – Fundação Municipal de Saúde, SEMCASPI – Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, SEMAM – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SEMDEC – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SMPM – Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, SEMP – Secretaria Municipal de Profução Agrícola, SEMDEF – Secretaria Municipal de Defesa Civil e SEMEC – Secretaria Municipal de Educação.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas