Geral

Sesapi vai abrir leitos pediátricos para o combate de síndromes respiratórias

Medida atende ao decreto 22.206, do Governo do Estado, publicado nessa terça-feira (12).

12 de julho de 2023 às 15:30
2 min de leitura

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai abrir leitos pediátricos na rede de saúde estadual para o enfrentamento de casos de Síndromes Gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida atende ao decreto 22.206, do Governo do Estado, que declara situação de emergência em saúde pública em decorrência do aumento de casos e internações hospitalares por (SRAG) na população pediátrica do Piauí.

Hospital Infantil Lucídio PortellaFoto: Divulgação/ Governo do Piauí

O plano de enfrentamento definido pela Sesapi prevê a abertura de dez leitos de UTIs no Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp), além de garantir mais 73 leitos com suporte respiratório nas unidades estaduais voltados para os atendimentos de síndromes respiratórias.

De acordo com dados da Sesapi, no primeiro semestre de 2023, foram registradas 1.303 internações por SRAG. O pico das internações ocorreu em maio com um total de 400 notificações, o que representou 31% de todas as internações do semestre, sendo 40% destas internações referentes ao público de 0 a 5 anos.

De janeiro a fevereiro houve um decrescimento no número de internações e, a partir do mês de março, iniciou-se um aumento expressivo e consecutivo das notificações, chegando a 43% em relação ao mês anterior. Já em abril o aumento foi de 71% em relação a março.

A assessora técnica da superintendência de gestão de média e alta complexidade, Joselma Oliveira, explica que além desses leitos reservados para o atendimento de casos de SRAG também estão sendo realizados trabalhos de ampliação da

“Tudo isso é focado para evitar um cenário de aumento de casos das síndromes respiratórias graves”, disse.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas