Geral

Sempi abre inscrições para o Seminário "Mais Mulheres na Política sem Misoginia"

Evento vai acontecer no Auditório da Defensoria Pública do Estado do Piauí, situado na Rua Nogueira Tapety, nº 138, Bairro Noivos.

15 de abril de 2024 às 15:54
4 min de leitura

A Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI), realizará o seminário "Mais Mulheres na Política sem Misoginia", no próximo dia 26 de abril, das 8h às 13h. O evento vai acontecer no Auditório da Defensoria Pública do Estado do Piauí, situado na Rua Nogueira Tapety, nº 138, Bairro Noivos.

O seminário tem o intuito de promover discursões sobre a importância da participação feminina na política, abordando os desafios enfrentados pelas mulheres e apresentando soluções viáveis para aumentar sua representatividade, com ênfase na eliminação da misoginia e na criação de um ambiente político mais inclusivo e igualitário.

"O Seminário visa fomentar o diálogo e o entendimento sobre a relevância da participação das mulheres na política, destacando os desafios e as estratégias para aumentar a representatividade sem tolerância à misoginia", explica Adriana Ribeiro, gerente de Articulação e Interiorização de Ações de Gênero.

Ela destacou a importância das eleições municipais de 2024 e mencionou que na última eleição, apenas 12,90% das mulheres foram eleitas prefeitas. De acordo com ela, o Seminário pretende promover a discussão com mulheres de partidos políticos, lideranças comunitárias e outras mulheres interessadas, sobre a importância de ocupar espaços de poder e decisão.

O interessado deve fazer a inscrição no site.

O credenciamento e acolhida ocorrerão entre 8h e 8h30, com a abertura programada para ocorrer até 9h. O seminário contará com três painéis temáticos:

- PAINEL TEMÁTICO 01: "Mulheres na Política: participação política, desigualdades de gênero e ações concretas" será facilitado por Jovenilia Alves de Oliveira Monteiro "Jôve Oliveira" (Prefeita de Piripiri) e Adriana de Castro (vereadora de São João do Piauí), com mediação de Mariana Carvalho (Coordenadora de Monitoramento - Sempi).

- PAINEL TEMÁTICO 02: "Mulheres, Política e Comunicação: o uso das redes sociais como palanque" contará com as facilitadoras Luri Almeida (Redatora na S/A Propaganda) e Dulce Luz (Jornalista e Gerente de redes sociais da Coordenadoria de Comunicação do Estado - CCom), mediadas por Brenda Félix (Coordenadora do Centro de Referência "Raimundo Pereira" - SASC).

- PAINEL TEMÁTICO 03: "Eleições 2024 e o Calendário Eleitoral: fundo partidário e aspectos legais para as candidaturas femininas" será apresentado por Dra. Silvani Maia Resende Santana (Secretária de Administração, Orçamento e Finanças - TRE), com mediação de Naiara Costa (Assessora Especial – Segov/Sempi).

Por meio deste seminário, a Sempi visa estimular a discussão sobre a ampliação da representação das mulheres nas Câmaras de Vereadores/as e Prefeituras Municipais nas eleições de 2024, estimulando sua participação nos partidos políticos e em cargos de liderança. O evento também pretende informar sobre instrumentos normativos e legislativos que garantam os direitos das mulheres, levando em conta questões territoriais, culturais e políticas diversas.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas