Geral

Semcaspi esclarece sobre operação que resultou na detenção de 50 adolescentes em Teresina

Uma das ações da operação foi durante a festa de aniversário da influencer Latina Gold na noite de sábado (07).

09 de maio de 2022 às 13:08
3 min de leitura

O gerente de direitos humanos da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), André Santos, prestou esclarecimentos ao Lupa1 sobre a operação “Parador 27”, deflagrada pelo BOPE e que resultou na detenção de pelo menos 50 adolescentes durante a festa de aniversário da influencer Latina Gold. De acordo com André, a operação ocorreu em todo o Brasil em conjunto com diversos setores.

“Nós estamos no mês de maio e dia 18 é o dia de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A gente fez essa operação, comandada pelo BOPE, e participamos como Secretaria. Com o apoio da PRF, DPCA e demais órgãos, visitamos bares da cidade de Teresina e conscientizamos a população sobre a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e também sobre abuso sexual desses menores. Foi o momento que nos deparamos com esse problema que ocorreu na zona Leste”, afirma.

André Santos, gerente da Semcaspi Junior Santos/Lupa1

Ao Lupa1, André Santos esclareceu sobre o vídeo dos adolescentes que estavam na Central de Flagrantes dançando.

“Como já se passava de um horário estendido, aqueles adolescentes que não conseguimos contato com os pais necessitavam de um local seguro. Então encaminhamos com o Conselho Tutelar à Central para que esses menores pudessem estar em segurança, para que os pais pudessem vir buscar os filhos, aonde era conversado com o Conselho, passado o endereço e telefone de uma unidade próxima”, informou.

Ainda segundo o gerente, os pais e estabelecimentos já estão sendo notificados sobre as irregularidades, “Os pais vieram, serão e estão sendo notificados na data de hoje, para que eles possam responder por essas irregularidades. Também serão notificados os estabelecimentos que foram encontrados os menores, para que possam responder caso haja reincidência, podendo perder inclusive o alvará”.

Adolescentes fogem durante Operação Parador 27 Reprodução

Ao final, André alertou sobre os vídeos que circulam nas redes sociais que mostravam algumas adolescentes dançando embriagadas na Central de Flagrantes de Teresina.

“Nós temos que zelar pelo direito da criança e do adolescente. Então, esses vídeos a quais as pessoas estão divulgando com o rosto, com o nome estampado desses adolescentes ou dessas crianças, podem também ser penalizados. A gente tem que lembrar à sociedade que isso é crime. Abrange até pessoas que inocentemente espalham esses vídeos pelo WhatsApp”.

Entenda

Pelo menos 50 adolescentes foram detidos durante uma festa de aniversário da influencer Latina Gold, que completou 18 anos na noite de sábado (07) na Mansão Vip, zona Leste de Teresina. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram diversos jovens dançando e debochando dos policiais na Central de Flagrantes.

Diversas guarnições da Polícia Militar, juntamente com um ônibus da Semcaspi, o Conselho Tutelar, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil se encaminharam ao local para apreender os menores, que estavam fantasiados devido a temática da festa.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas