Geral

Semarh vai inaugurar Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos

Espaço dispõe de tecnologias que monitoram e preveem eventos climáticos no Piauí.

19 de janeiro de 2024 às 10:15
1 min de leitura

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/PI) inaugura, na próxima terça-feira (23), a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, localizada ao lado do Centro de Educação Ambiental (CEA). O espaço dispõe de tecnologias que monitoram e preveem eventos climáticos no Piauí.

Semarh inaugura Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos - Foto: Ascom

De acordo com a Semarh/PI, a Sala de Monitoramento ou Sala de Situação é vinculada à Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica. Ela possui um aparelhamento que supervisiona parâmetros ambientais hidrometeorológicos, queimadas, desmatamentos e urbanização.

O secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, afirma que um dos objetivos é diminuir o número de queimadas no Piauí. “Temos uma equipe muito capacitada, que monitora as questões climáticas por 24h em vários cantos do Estado, com emissões de boletins e situações trimestrais com mapas temáticos”, destaca Daniel Oliveira.

Os parâmetros hidrometeorológicos, como chuvas, níveis de reservatórios e vazões de rios também são supervisionados. A coordenadora da Sala de Situação, Sara Cardoso, informa que o espaço utiliza de diversas plataformas para realizar estas checagens.

Balanço de 2023

O balanço produzido pela Sala de Monitoramento, em 2023, foi de 178 Boletins de Alerta; quatro Notas Técnicas; 163 Boletins Hidrometeorológicos; e 160 mapas temáticos a cada três meses.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas