Geral

Seguro DPVAT retorna com novas regras; veja como vai funcionar

Valor do pagamento será direcionado 35% à 40% para os municípios e estados onde houver serviço de transporte público.

10 de abril de 2024 às 09:33
1 min de leitura

Nesta terça-feira (09), a Câmara dos Deputados aprovou o retorno do seguro para Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT). O projeto de lei que retorna com mudanças, será enviado ao Senado.

Trânsito - engarrafamento de carros

O texto foi aprovado na forma de um substitutivo do relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que retoma o pagamento de despesas médicas de vítimas de acidentes com veículos; e direciona entre 35% e 40% do valor arrecadado com o valor do seguro pago pelos proprietários de veículos aos municípios e estados onde houver serviço municipal ou metropolitano de transporte público coletivo.

A gestão do novo seguro passa a ser da Caixa Econômica Federal, e também fica a cargo do banco público operacionalizar os pedidos das indenizações. Outro ponto do texto extingue a cobertura, pelo DPVAT, de despesas com assistência médica e suplementares. A justificativa do governo é a existência do Sistema Ùnico de Saúde.

O seguro também retorna com o nome de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT), e deve ser pago por todos os propietários de veículos.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas