Geral

​Rafael Fonteles faz apelo para que piauienses realizem doação de sangue

Governador informou que Hemopi se encontra com déficit de 30% do estoque.

06 de janeiro de 2024 às 15:00
2 min de leitura

O governador Rafael Fonteles (PT) fez um apelo, neste sábado (6), através das redes sociais, para que a população piauiense doe sangue. Segundo o governador, o Hemopi se encontra com atualmente déficit de 30% no estoque.

Governador Rafael Fonteles - Foto: Junior Santos\Lupa1

“Olá, pessoal! Queria pedir ajuda de vocês para nosso banco de sangue. Hoje, o Hemopi está com um déficit de 30% no estoque por causa de uma maior demanda e menos doações, principalmente por conta das festas de fim de ano e período de férias”, escreveu o governador.


O Piauí possui quatro hemocentros, localizados em Picos, Parnaíba ,Floriano, que funcionam de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h, e em Teresina, que também funciona durante toda a semana de 7h15 às 18h e sábados e feriados até às 17h.

O que precisa para ser um doador ?

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

Pesar acima de 50 kg;

Estar alimentado, não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; não fumar 2 horas antes nem ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de vir doar;

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). Não são aceitos fotos de documentos ou digitalizações.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas