Geral

"Símbolo da mulher piauiense", diz Celso Barros sobre Esperança Garcia

O presidente da OAB-PI fez a declaração na manhã desta terça-feira (07), durante homenagem a primeira advogada do Brasil.

07 de março de 2023 às 09:35
2 min de leitura

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí, Celso Barros concedeu entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira (07) e destacou a importância da Esperança Garcia, mulher negra e piauiense, reconhecida como primeira advogada do Brasil. O advogado marca presença no evento que homenageia a primeira advogada brasileira com a implantação de um busto de Esperança Garcia, na sede da OAB-PI localizada na rua governador Tibério Nunes, no bairro Cabral.

Presidente da OAB-PI Celso Barros.Foto: Eduardo Amorim/Lupa1

De acordo com Celso Barros, Esperança Garcia é um símbolo da mulher brasileira e piauiense, e destacou sua importância para os valores de liberdade e da advocacia brasileira. "É um símbolo da mulher brasileira, da mulher piauiense, de uma mulher que sofria as dores da época da escravidão, fez uma carta e essa carta ela revela o que ela estava passando. A realidade daquela época e a simbologia de considerar Esperança Garcia, a primeira advogada do Brasil. Ela revela os valores da pessoa humana, os valores da liberdade, em homenagem que é feita a toda a mulher brasileira e em especial também a advocacia brasileira. Portanto hoje é um dia muito muito especial para nós da OAB Piauí", disse o presidente.

O presidente da OAB-PI também ressaltou a força da mulher nos dias atuais, e que a busca por igualdade entre gêneros está cada vez mais próxima de ser alcançada. "Sem dúvidas, hoje a mulher tem o seu protagonismo, a mulher desde o acesso ao curso de direito, aos cursos de formação, ela está na igualdade, com os homens e com as mulheres. Isso é muito importante porque é uma bandeira do dia das mulheres e todos nós, que estamos aqui na ordem a fim de que a mulher tenha o acesso natural de todos os direitos e claro naquelas profissões que porventura elas tenham condições de assumir o seu protagonismo", reforçou.

O evento também contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, do governador do Piauí, Rafael Fonteles e da ministra da Cultura Margareth Menezes. Em novembro de 2022, o Conselho Federal da OAB, reconheceu Esperança Garcia como a primeira Advogada do Brasil.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas