Geral

Quatro barragens do Piauí sangraram nas últimas semanas

Reservatórios são cruciais para o fornecimento de água às comunidades locais, sustentando atividades como agricultura e pecuária.

06 de março de 2024 às 14:10
2 min de leitura

As barragens Pedra Redonda, Salinas, Emparedado e Mesa de Pedra, sangraram nas últimas semanas. Os reservatórios que estão sob responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), são cruciais para o fornecimento de água às comunidades locais, sustentando atividades como agricultura e pecuária.

Além de sua importância funcional, esses corpos d'água também servem como áreas de recreação para os moradores.

Segundo o diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, as barragens desempenham funções vitais para as cidades onde estão localizadas, os reservatórios também são utilizadas para o lazer das comunidades. “É muito comum as pessoas se divertirem nos fins de semana nestes locais, muitos já têm estruturas de bares e pequenos restaurantes. E, quando os reservatórios sangram proporcionam um espetáculo à parte para quem tem a oportunidade de testemunhar”, disse.

As equipes técnicas do Idepi estão realizando vistorias em todos os reservatórios desde dezembro passado com o objetivo de monitorar a segurança e o estado de conservação das estruturas. “O Idepi continua seu compromisso com a segurança e a manutenção das barragens sob sua responsabilidade, garantindo que elas continuem a servir comunidades do Piauí de maneira confiável e sustentável. Temos feito vistorias, inclusive em alguns locais nossas equipes já estiveram mais de uma vez por conta das fortes chuvas, para acompanharmos de perto cada mudança. É importante frisar que todas as barragens estão seguras. Algumas já atingiram seu nível máximo. Outras já estão com mais da metade da capacidade”, explicou o gerente de Recursos Hídricos, Pierre Godinho.

Barragem Emparedado (Campo Maior)

Barragem Pedra Redonda (Conceição do Canindé)

Barragem Mesa de Pedra (Valença do Piauí)
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas