Por Emanuel Oliveira
07 de agosto de 2026 às 08:59 ▪ Atualizado há 1 hora
Dois homens foram conduzidos à delegacia após serem flagrados em uma suposta atividade de garimpo ilegal na localidade Sítio Novo, zona rural de Várzea Branca, no Sul do Piauí, nesta quinta-feira (06).
PM flagra garimpo ilegal em área de mata e conduz dois suspeitos no Sul do Piauí - Foto: Divulgação
Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Várzea Branca recebeu informações sobre uma extração mineral irregular em uma área de mata, localizada a aproximadamente cinco quilômetros da sede do município.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram os dois suspeitos realizando a retirada de minério no interior de uma escavação. Durante a abordagem, conforme a PM, nenhum deles apresentou licença ambiental, autorização para exploração mineral ou outro documento emitido pelos órgãos competentes.
Os homens informaram aos policiais que estariam realizando o serviço a mando de uma terceira pessoa, que seria do estado da Bahia. A informação deverá ser apurada pela Polícia Civil.
PM flagra garimpo ilegal em área de mata e conduz dois suspeitos no Sul do Piauí - Foto: Divulgação
Durante a ação, foram apreendidos um gerador de energia, um martelete demolidor, uma picareta e o minério retirado do local.
Os dois homens e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo Nonato para os procedimentos cabíveis.
De segunda a sexta, um resumo dos fatos que importam, direto no seu e-mail e de forma gratuita.
Na mira do MP
Luto
Eleições 2026
INVESTIGAÇÃO
RETIFICAÇÃO
Ocorrência
Educação
Crime ambiental
Acidente
COMBATE AO TRÁFICO
Proteção
Nas redes sociais
Reclamações
Reunião
Eleições 2026
Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil. A notícia sem rodeios. Lupa1 é jornalismo imparcial com conteúdo exclusivo e diário.
Termos de uso Política de Privacidade Princípios Editoriais
© 2026 Portal Lupa1. Todos os direitos reservados.