Geral

Piauí +Genética: Sada abre inscrições para inseminações em bovinos

Previsão é que o Piauí + Genética atenda 2 mil pequenos e médios criadores, executando a inseminação artificial, em 26 mil animais.

27 de março de 2024 às 15:22
1 min de leitura

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) abriu inscrições para o programa Piauí + Genética. O interessado pode realizar o cadastro por meio dosite da Sadaou procurar os escritórios regionais da Sada/Adapi que respondem por seu município ou a Secretaria de Agricultura de municípios que tenham convênio com a Sada até o dia 10 de abril.

Bois - Foto:Reprodução/Governo do Piauí

A previsão é que o Piauí + Genética atenda 2 mil pequenos e médios criadores, executando a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), em 26 mil animais. O foco são os bovinos de corte e leiteiro.

O programa será executado com um aporte financeiro inicial feito pelo Governo do Estado, no valor de R$ 4 milhões. O recurso será utilizado para a contratação da empresa que fará as inseminações e para a aquisição do sêmen das raças Nelore (gado de corte), Holandesa, Gir Leiteiro e Girolando (gado de leite), além dos botijões de armazenamento do material.

“Iniciamos as inscrições do programa e passaremos a realizar as inseminações em bovinos. É importante ressaltar que iremos adquirir sêmens da melhor qualidade com foco em rebanhos de corte e de leite. Nos bovinos de corte, vamos utilizar sêmen de touros da raça nelore, que é a raça que predomina em quase 80% do rebanho de corte nacional", diz o secretário da Sada, Fábio Abreu.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas