Geral

Piauí encaminha ao Pará amostras de soro de bovinos para estudo sobre aftosa

Foram enviadas 283 amostras provenientes de 41 propriedades do estado.

23 de abril de 2024 às 18:31
3 min de leitura

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) através da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), encaminhou nesta terça-feira (23), ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Belém do Pará – LFDA/PA, o primeiro lote de amostras de soro para o estudo soroepidemiológico da febre aftosa. Foram enviadas 283 amostras provenientes de 41 propriedades do estado.

Vacinação contra febre aftosa - Foto: Divulgação: MAPA

O estudo soroepidemiológico tem como objetivo detectar a transmissão do vírus da febre aftosa em populações de bovinos nos estados abrangidos pela área epidemiológica em análise. O Piauí compõe a área 3 do estudo, juntamente com os estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima.

"Esta ação é parte do Plano Estratégico 2017-2026 (PE-PNEFA), cujo objetivo principal é criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação", explicou Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi. Segundo ele, a agência está realizando a sorologia para febre aftosa em 85 propriedades rurais do estado, distribuídas em mais de 60 municípios.

A ação foi iniciada no final do mês de março, com prazo para a finalização das coletas e remessa ao laboratório de destino até o final de abril.

Sada busca reconhecimento internacional para o Piauí

A sorologia é uma das etapas mais importantes para que o estado seja reconhecido internacionalmente como zona livre da doença sem vacinação pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).

Os resultados favoráveis da sorologia, associados à avaliação dos outros componentes da vigilância da febre aftosa permitirão demonstrar a ausência da doença nas populações amostradas. Esses avanços contribuem para a ampliação do acesso das carnes brasileiras aos mercados internacionais e crescimento da produção pecuária nacional.

Última campanha de vacinação contra Aftosa

O Piauí está realizando a última etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa durante o mês de abril. A meta é imunizar cerca de dois milhões de bovinos e bubalinos até o dia 30 de abril e o produtor tem até o dia 15 de maio para certificar a vacinação junto à Adapi.

O prazo para a vacinação é improrrogável, já que a portaria publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, que reconhece o estado como zona livre da doença sem vacinação, começa a vigorar a partir do dia 1° de maio.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas