Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos
Informação foi confirmada pelo Vaticano na manhã deste sábado (31).
Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI morreu na manhã deste sábado (31), aos 95 anos. O papa emérito vivia nas dependências de um convento nos jardins do Vaticano desde que renunciou em 11 de fevereiro de 2013, alegando limitações por sua idade avançada.
O porta voz da Santa Sé, Matteo Bruni, informou na sala de imprensa do vaticano que o Papa emérito faleceu às 9h34 do horário do vaticano, no mosteiro Mater Ecclesiae, onde vivia. O corpo de Bento XVI será velando publicamente para os fiés na Basílica de São Pedro, a partir de segunda-feira (02).
Na última quarta-feira (28) o Papa Francisco informou durante sua audiência geral que Bento XVI estava muito doente, e pediu orações por ele.
"Lembremo-nos dele. Ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor pela Igreja até o fim” disse o Papa Francisco
Uma das últimas apreciações publicadas de Bento XVI foi na entrega do Prêmio Ratzinger para teólogos, em 1° de dezembro, onde aparece visivelmente cansado.
Bento XVI foi o primeiro papa a renunciar ao cargo em quase 600 anos, desde Gregório XII, em 1415. Seu sucessor, o Papa Francisco, foi nomeado em 13 de março de 2013.