Geral

Número de mulheres querendo medidas protetivas aumenta 30%

Houve aumento também nas ocorrências registradas por delegacias virtuais

19 de junho de 2021 às 17:08
2 min de leitura

O número cada vez mais crescente de violência contra mulher no Piauí tem levado as vítimas a pedirem medidas protetivas contra os agressores. Teresina é a cidade do Piauí em que mais foram distribuídas novas medidas preventivas de urgência com total de 801 a cada 10 mil habitantes, seguida das cidades de Esperantina (152) e Parnaíba (105).

Segundo dados da Justiça, somente no primeiro semestre de 2021 as medidas protetivas tiveram aumento de 30,7% se comparado ao mesmo período de 2020, em que foram distribuídas 1.576 novas medidas protetivas, enquanto em 2021 esse número subiu para 2.060.

A Justiça do Piauí vem acompanhando de perto as novas Medidas Preventivas de Urgência através do Painel das Medidas Protetivas de Urgência distribuídas.

A plataforma é atualizada trimestralmente pela seção de estatística do Tribunal de Justiça, vinculada à Secretaria de Gestão Estratégica (SEGES) com objetivo de auxiliar na elaboração de estratégias para combater à violência contra a mulher e melhorar o atendimento à vítima no Estado.

A pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que provocaram aumento da violência doméstica contra as mulheres no Brasil em 2020, afirmou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

De acordo com a ministra, houve aumento também nas ocorrências registradas por delegacias virtuais. "Nós, infelizmente, tivemos de deixar dentro de casa agressor e vítima. Isso foi um fenômeno que aconteceu no mundo inteiro e nós lamentamos", declarou Damares. A ministra diz que, prevendo esse aumento, o governo ampliou os canais de atendimento. Além das plataformas doLigue 180 e do Disque 100, que já existiam, o ministério oferece contatos por WhatsApp e por um aplicativo próprio chamado "Direitos Humanos Brasil".

O país registrou 105.821 denúncias de violência contra a mulherno ano passado, segundo relatório divulgado dia 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas