Geral

MPPI recomenda que cinco escolas do Piauí adotem medidas contra uso de celulares em sala

Medida deve valer tanto para escolas públicas quanto privadas, sendo acompanhadas de campanhas de conscientização sobre o assunto.

15 de fevereiro de 2024 às 19:00
2 min de leitura

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), recomendou às Secretarias Municipais de Educação e representantes de escolas particulares dos municípios de Piripiri, Brasileira, Bom Jesus, Currais e Redenção do Gurguéia a adotarem medidas para impedir o uso de celulares durante as aulas.

CelularReprodução / Agência Brasil

De acordo com o promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará, a medida tem o objetivo de inibir o uso de aparelhos que possam prejudicar o processo de aprendizagem dos ambientes escolares.

Segundo o PMPI, a recomendação solicita a promoção de medidas administrativas necessárias para impedir que celulares e aparelhos similares permaneçam ligados durante as aulas, exceto quando o uso estiver vinculado à atividade pedagógica em curso.

A proibição deverá ser divulgada para os estudantes, com a fixação de avisos em locais visíveis no ambiente escolar. Além disso, devem ser feitas também campanhas de conscientização sobre o prejuízo no aprendizado causados pelo uso excessivo de celulares.

Segundo PMPI, a restrição do uso de celulares deve ser restrita apenas para o ambiente da sala de aula, podendo ser usado em momentos de intervalo.

No entanto, o promotor de Justiça Márcio chama atenção para a utilização dos aparelhos nesse período.

“Mesmo no recreio, em que deverá ser permitida a utilização dos aparelhos, caso constatado pelas autoridades escolares que a tecnologia esteja propiciando situações perniciosas para o aluno, prejudicando a sua formação ou o seu ensino, poderá ser determinado o desligamento imediato do referido objeto. Além disso, em caso de resistência por parte do estudante, os pais ou responsáveis devem ser chamados para tomar conhecimento dos fatos, exigindo que tomem as providências necessárias”, frisou o promotor.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas