Geral

MP-PI realiza campanha de incentivo à doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea

Iniciativa é uma das etapas do projeto “Doando Vidas”, idealizado pelo promotor de Justiça Eny Pontes, responsável pelas Promotorias da Saúde.

17 de abril de 2024 às 16:13
6 min de leitura

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), por meio das 12ª e 29ª Promotorias de Justiça, especializadas na defesa da saúde, promoveu nesta quarta-feira (17) ação de incentivo à doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea junto a membros, servidores e estagiários, bem como seus familiares.

Projeto “Doando Vidas” - Foto: Divulgação/ MP-PI

A campanha ocorreu com apoio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) e Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT/MPPI).

A iniciativa é uma das etapas do projeto “Doando Vidas”, idealizado pelo promotor de Justiça Eny Pontes, responsável pelas Promotorias da Saúde.

Projeto “Doando Vidas” - Foto: Divulgação/ MP-PI

O representante ministerial explica que a ideia se baseia em dois eixos: a de estruturação e aprimoramento do Sistema de Transplantes do Estado e a conscientização da população, por meio de campanhas, sobre a importância do ato de doar.

“Através desse projeto, buscamos tanto promover a estruturação de hospitais, no que tange o setor de transplantes, como conscientizar a população para o ato de doar. Nesse sentido, trazemos para dentro do Ministério Público o ponto de coleta e obtivemos um resultado muito positivo, com a participação de integrantes do MPPI e público externo, demonstrando a necessidade desse tipo de ação dentro da instituição”, comenta o promotor de Justiça, Eny Pontes, idealizador do “Doando Vidas”.

O ponto de coleta foi montado na sede do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPPI). Ao todo, a campanha contou com 84 participantes, sendo 68 doadores de sangue e 16 de medula óssea. A Chefe de Gabinete do MPPI, Cláudia Seabra, reforça que o MP cumpre, também, sua missão institucional através desse trabalho.

“O MPPI cumpre a sua função de conscientizar a sociedade para a importância da doar sangue e para a importância de ser um doador de medula óssea. Com isso, estamos contribuindo para salvar vidas e para o próprio funcionamento do Sistema de Saúde do nosso Estado”, disse a Chefe de Gabinete.

Projeto “Doando Vidas” - Foto: Divulgação/ MP-PI

Segundo dados do Ministério da Saúde, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. No Hemopi, diariamente são produzidas cerca de 100 bolsas de coleta. Cada bolsa contem em média 430 ml de sangue. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

“Parcerias como esta, com o Ministério Público, é de suma importância para a manutenção de nossos estoques, uma vez que o sangue coletado aqui abastece todo o Estado, de Cajueiro da Praia a Corrente. Ao mesmo tempo, também estamos fazendo o cadastro dos possíveis doadores de medula óssea, e aproveitamos o momento para reforçar a importância dos candidatos a realizarem a atualização cadastral”, conta o Coordenador do Ciclo do Sangue do Hemopi, Oberdan Torres.

Além disso, são requisitos que o interessado em doar tenha entre 16 e 69 anos e pese mais de 50kg. Menores de 18 anos só podem doar com o consentimento formal dos responsáveis.

São impedidos temporariamente de realizar a doação mulheres em período gestacional e de pós-gravidez. Pessoas que apresentam sintomas de gripe ou resfriado devem aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas.

“Considerando que após a Semana Santa há uma redução das bolsas de sangue, é necessário estarmos à disposição de campanhas como esta suprir a demanda. É muito gratificante ver uma grande quantidade de membros e servidores que vieram fazer sua doação. Hoje foi um procedimento muito simples e rápido, e estou satisfeito com a ação feita aqui no MPPI”, disse o promotor de Justiça Jaime D’Alencar.

A servidora Cicília Santos também participou da campanha e comenta a importância da iniciativa feita dentro da instituição. “Campanha dentro dos órgãos públicos facilita o acesso à doação, trazendo resultados efetivos”.

A servidora Tailanna Moura incentiva que outras pessoas também doem. “É uma maneira significativa de contribuir para a saúde e o bem-estar de outras pessoas em necessidade, além de ser um ato de amor ao próximo que salva vidas”, disse.

O Hemopi fica localizado na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro-Sul, Teresina-PI, e funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 18h, e sábado, das 7h15 às 17h.

Requisitos para doação de sangue:

  • Portar documento de identidade com foto;
  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Estar saudável;
  • Não estar em jejum;
  • Não fumar 2h antes da doação;
  • Não ingerir bebida alcóolica 12h antes.
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas