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Moradores de Monsenhor Gil denunciam que estão há mais de oito dias sem água

Agespisa informa que a qualidade da energia que chega no poço não é suficiente para a movimentação da bomba.

03 de outubro de 2023 às 15:19
4 min de leitura

A falta constante de abastecimento de água no município de Monsenhor Gil, localizado a 56 km de Teresina, tem prejudicado o dia a dia dos moradores da maioria dos bairros da cidade.

Agespisa-Reprodução

Em alguns deles, com o Cachoeira, Mutirão, Recanto das Palmeiras e Conjunto Menino Deus estão há oito dias sem abastecimento, com a população sem conseguir realizar as tarefas básicas que dependam de água.

Falta de abastecimento de água - Foto: Anna Flávia/Lupa1

AoLupa1, a autônoma Laisa Abreu informou que sua família está acordando na madrugada para conseguir pegar um pouco de água para fazer o básico como cozinhar, tomar banho e lavar louças.

Monsenhor Gil-Reprodução

“Não estamos fazendo nada, porque para conseguir um pouco de água temos que acordar na madrugada ou esperar até meia noite pra conseguir pegar um pouco de água, e o que pega é só pro básico, cozinhar e tomar um banho rápido.

“Hoje minha mãe acordou 4 da manhã pra conseguir regar as plantas, e eu acordei 5:30 pra conseguir lavar o cabelo, pq exige mais água e já não tinha água quando acordei”.

Laisa ainda relatou que moradores estão comprando água mineral para cozinhar alimentos e têm que pagar um mototáxi para levar água do estabelecimento até a residência.

“E tem bairros como o conjunto Menino Deus e portal Eucalipto que não está chegando nem a noite. Também estão tendo que comprar água mineral para cozinhar e pagar mototáxi pra levar água de outros lugares”, pontua Laisa.

Outro lado

A equipe de reportagem Lupa1 entrou em contato com a Agespisa, empresa responsável pelo abastecimento, que comunicou que houve uma queima da bomba de um dos poços. No entanto, uma equipe substituiu a bomba, nessa segunda-feira (02), porém o equipamento também queimou. A empresa afirma que está providenciando outra para substituir.

Segundo o assessor de comunicação da Agespisa, Salomão Sobrinho, a qualidade da energia que chega no poço 6 não é suficiente para a movimentação da bomba, no entanto foi acionada uma equipe da Equatorial para solucionar esse quesito.

Salomão Sobrinho-Redes sociais

“A gestão acionou a Equatorial porque a qualidade da energia que chega no poço, na ponta da captação lá no poço, ela não tem condições de movimentar a bomba e sem esse poço o sistema fica todo prejudicado”, disse o assessor.

Salomão reforça que nesse período mais quente do ano o consumo aumenta mais e as regiões mais altas sofrem mais consequências.

“E a não tem como fazer outra coisa enquanto a Equatorial não conseguir resolver esse problema. Hoje a novamente acionamos a Equatorial e infelizmente nesse período aumenta muito o consumo e as partes mais altas sofrem mais”.

Em nota, a Equatorial Piauí disse que foi informada da situação somente na manhã dessa última terça-feira (3) e enviou uma equipe para realizar os reparos necessários.

Confira a nota na íntegra:

A Equatorial Piauí informa que somente na manhã da última terça-feira (3) foi informada por meio de ofício sobre a situação relacionada ao abastecimento de água no poço de nº6, localizado no município de Monsenhor Gil.

A Distribuidora comunica que no mesmo dia (3) foi enviada uma equipe ao local para realizar uma inspeção técnica e executar os reparos necessários para que fosse possível o reabastecimento de água. A ação foi finalizada com total normalização dos serviços ainda na terça-feira (3).

A empresa ressalta que segue em contato direto com a Agespisa para demandas relacionadas aos serviços prestados.

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