Geral

MEC quer retomar oferta de vagas não preenchidas no Fies

Programa deve ser aberto no final de setembro.

13 de setembro de 2023 às 15:28
1 min de leitura

O Ministério da Educação (MEC), deve ofertar, vagas que não foram preenchidas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Fonseca, o programa deve ser aberto no final de setembro.

Ministério da EducaçãoMarcelo Camargo / Agência Brasil

"A gente vai retomar as vagas remanescentes. A gente está preenchendo cerca de metade das vagas nos últimos 3, 4 anos. Descontinuaram a abertura de vagas remanescentes. A gente está trabalhando para abrir o Fies agora em setembro, no mais tardar no início de outubro", disse.

Ainda de acordo com Fonseca, as vagas deverão ser destinadas a alunos já matriculados em instituições de ensino superior.

"Quando a gente pensa em acesso ao ensino superior, a gente pensa em ocupação das vagas que estão sendo oferecidas, a gente tem que ampliar o acesso, mas ampliar estabelecendo, primeiro, diagnósticos de por que há essa diminuição. A gente tem explicações para isso, teve a pandemia, que não é algo menor, e tem período que o governo federal considerou a universidade como inimiga", disse.

A nova chamada são aquelas que não foram ocupadas no decorrer da matrícula, ou seja, por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação na contratação do financiamento.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas