Geral

Leilão nacional une arte e solidariedade em apoio a crianças com câncer no Piauí

Obras pertencem a uma coleção rara e assinada por mestres consagrados da arte popular piauiense.

23 de abril de 2025 às 15:18
3 min de leitura

Em um gesto de profundo compromisso social, o empresário e publicitário Sílvio Leite doou 57 esculturas de arte santeira e uma tela exclusiva do artista plástico Nonato Oliveira para um leilão beneficente nacional, em parceria com a Vip Leilões.

Leilão nacional une arte e solidariedade em apoio a crianças com câncer no Piauí - Foto: Divulgação

Toda a arrecadação será destinada ao fortalecimento do atendimento às crianças em tratamento de câncer no Hospital São Marcos, referência oncológica no Piauí.

As obras pertencem a uma coleção rara e assinada por mestres consagrados da arte popular piauiense, como Mestre Araújo, Mestre Expedito, Mestre Raimundo José, Mestre Humberto, Mestre Xexéu, entre outros grandes nomes da santeira nordestina.

Com o objetivo de valorizar adequadamente cada obra e garantir sua autenticidade, a curadoria das peças está sendo realizada pela artista plástica Gina Castelo Branco, da Montmartre Arte e Galeria, que se uniu à ação de forma voluntária.

Gina é responsável pela avaliação técnica e precificação das obras, contribuindo para que o leilão seja não apenas um ato de solidariedade, mas também de valorização da arte popular piauiense.

Além da coleção de Sílvio Leite, o leilão recebeu o reforço de três obras especiais da Cooperativa de Artesanato Mestre Dezinho (CAMEDE), assinadas por artesãos consagrados como o saudoso Costinha, Santana e Mestre Cornélio. “Essas peças representam o talento e a identidade cultural do nosso povo, agora colocados a serviço da vida”, declara Gina Castelo Branco.

O evento está previsto para acontecer no mês de junho. “Será uma oportunidade única para colecionadores e apreciadores de arte de todo o Brasil adquirirem obras exclusivas, contribuindo diretamente com a causa da oncologia pediátrica no Piauí”, informa Sílvio Leite.

A doação reforça a importância da cultura como instrumento de transformação social e evidencia o compromisso de Silvio Leite com causas humanitárias. Ao lado de Nonato Oliveira, um dos grandes nomes das artes plásticas do Piauí, o empresário demonstra que a arte pode ir muito além da contemplação: ela pode salvar vidas.

“Nós do Hospital São Marcos, recebemos esta ação com gratidão, pois cada lance representará mais esperança e melhores condições para as nossas crianças atendidos pelo SUS”, destaca o presidente da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, Dr. Gustavo Almeida.

A generosidade de Silvio Leite, somada à sensibilidade de Gina Castelo Branco, dos artesãos da CAMEDE e de todos os envolvidos, prova que juntos podemos fazer a diferença na vida de quem mais precisa.

Mais informações:

  • Assessoria de Comunicação e Marketing
  • Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida
  • Hospital São Marcos
  • (86) 9 9424-0150
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas