Geral

“Matéria sensacionalista”, diz advogado de Itallo Bruno sobre reportagem do Fantástico

Advogado afirmou que a matéria foi montada de forma maliciosa para falsear fatos e jogar a opinião pública contra um "jovem negro".

15 de janeiro de 2024 às 14:53
5 min de leitura

O advogado Lucas Villa, que representa a defesa do influencer Itallo Bruno, preso durante a ‘Operação Jogo Sujo’, deflagrada na última quinta-feira (11), descreveu a reportagem do Fantástico, exibida nesse domingo (14), como “sensacionalista” e “deplorável”. As críticas foram divulgadas por ele em seu perfil oficial no Instagram.

Advogado usou as redes sociais para criticar a reportagem - Foto: Reprodução

No vídeo, o advogado afirmou que a matéria feita pelo programa jornalístico foi montada de forma maliciosa para falsear fatos e jogar a opinião pública contra um "jovem negro, filho de um caminhoneiro e de um cabelereira”. Segundo ele, Itallo, que trabalhava como motoboy, ousou fazer em suas redes sociais aquilo que o próprio Estado faz todos os dias nas Casas Lotéricas, promover sorteios.

“O Brasil inteiro acaba de assistir no Fantástico a um deplorável espetáculo de uma matéria sensacionalista montada de forma maliciosa para falsear fatos e jogar a opinião pública contra um jovem negro, filho de um caminhoneiro e de uma cabeleireira que não teve qualquer oportunidade de educação formal e que ganhava sua vida como motoboy e ousou fazer nas suas redes sociais aquilo que o próprio estado faz todos os dias nas casas lotéricas, promover sorteios. A matéria apresenta um trecho da entrevista, cortado e maliciosamente editado, com uma pessoa de nome João Alberto, que ganhou uma rifa de Italo Bruno e foi sorteado em seis motocicletas”, pontua.

"Vou voltar mais forte", diz influencer Itallo Bruno após prisão - Foto: Reprodução

Villa acrescenta que a entrevista dá a entender que, embora sorteado para ganhar as seis motocicletas, Itallo teria enganado João Alberto entregando apenas um dos seis veículos prometidos. Contudo, de acordo com o advogado, o ganhador desmente esses fatos nas suas redes sociais, afirmando que foi ele mesmo que propôs ao influenciador digital que não queria as seis motos, mas apenas uma.

“Ele disse que queria receber o valor das outras cinco em dinheiro. Ele afirma também que foi ele próprio que disse qual valor gostaria de receber pelas outras cinco motos. Em nome da transparência, todas as entregas de prêmios das rifas de Ítalo Bruno eram filmadas e postadas em suas redes sociais.

Contradição

Ainda durante as críticas a reportagem do Fantástico, a defesa de Itallo fala de um trecho exibido sobre uma pessoa que foi sorteada para receber uma residência, mas que nunca foi entregue. Conforme Lucas Villa, a equipe escondeu que o prêmio só não foi entregue, pois Itallo foi preso na semana anterior.

“Quem está impedindo a família de receber a casa que ganhou no sorteio não é o Itallo Bruno, é a Operação Jogo Sujo. Após o triste teatro que foi essa reportagem do Fantástico, se intensificaram nas redes sociais e no tribunal da internet os discursos de ódio contra Itallo. Infelizmente, em uma sociedade analógica de racismo estrutural como a nossa, boa parte da opinião pública não está preparada para aceitar que um jovem negro da periferia, ex-motoboy, filho de uma cabeleireira e de um caminhoneiro, possa se tornar um fenômeno das redes sociais e, com isso, acumular capital suficiente para adquirir bens de consumo normalmente reservados apenas a uma elite”, destaca o advogado.

Veja o vídeo completo

Operação Jogo Sujo

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) deflagrou nas primeiras horas da manhã da última quinta-feira(11), a “Operação Jogo Sujo”, com o objetivo de combater os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e jogos de azar.

A ação policial teve como intuito realizar o cumprimento de 15 mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar, onde os investigados são acusados de obter vantagem ilícita por meio da prática de jogos de azar e a ocultação de patrimônio nas compras de bens diversos.

Matérias relacionadas

Itallo Bruno bate 700 mil seguidores no Instagram após prisão em Teresina

Veja valores dos carros e motos de luxo apreendidos com o influencer Itallo Bruno

"Vou voltar mais forte", diz influencer Itallo Bruno após prisão em Teresina

Conheça Itallo Bruno, influencer preso durante “Operação Jogo Sujo” em Teresina

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas