Geral

“Maior desafio será o combate ao desperdício de dinheiro público”, diz presidente do TCE-PI

Kennedy Barros foi empossado presidente do TCE-PI para o biênio 2023/2024 na manhã desta sexta (16).

16 de dezembro de 2022 às 12:21
3 min de leitura

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) empossou na manhã desta sexta-feira (16) o conselheiro Joaquim Kennedy Barros como presidente da Corte durante o biênio 2023/2024. A conselheira Waltânia Alvarenga foi empossada como vice-presidente.

A solenidade de posse aconteceu na sede do Tribunal e foi prestigiada por autoridades e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo. Participaram da solenidade a governadora Regina Sousa, o governador eleito Rafael Fonteles e o presidente da Assembleia Legislativa e vice-governador eleito, Themístocles Filho.

À imprensa o novo presidente do TCE disse que seu “objetivo é focar no acompanhamento e execução das políticas públicas, tudo no sentido de dar à população o que ela quer, que é a qualidade dos serviços públicos”.

Joaquim Kennedy Barros - Presidente empossado do Tribunal de Contas do Piauí

Combate ao desperdício de dinheiro público

Em sua fala, Barros também disse que seu maior desafio frente ao TCE a partir de 2023 é o combate ao desperdício do dinheiro público, seja por desvio ou por má aplicação.

“O desafio maior, nesse momento, não pode deixar de ser o combate ao desperdício do dinheiro público que, às vezes, pode acontecer no âmbito do dinheiro desviado mas, também na má aplicação desse dinheiro e quem perde é o povo. Para ser mais eficiente, o Tribunal de Contas tem que chegar ao final do ano mostrando à sociedade como foi a atuação preventiva do Tribunal, mostrando que tantos milhões deixaram de ser desperdiçados ou desviados”, disse Kennedy.

Foco é a prevenção

Ainda em sua fala, o conselheiro disse que apesar de ser certo que o Tribunal descubra desvios de dinheiro, ele prefere que os desvios sejam descobertos antes que aconteçam. Segundo Barros, “quando já aconteceu vai ter que correr atrás para recompor o erário e aí é mais difícil, porque já caiu em campanhas eleitorais, em nomes de laranjas, e é muito mais difícil. E o que é melhor para a sociedade? É evitar que eles ocorram ou deixar ocorrer para que corra atrás depois? A prevenção faz com que não se deixe ocorrer os desvios”, finalizou.

Nova diretoria

A nova diretoria empossada na manhã desta sexta-feira (16) foi a seguinte:
Presidente – Conselheiro Kennedy Barros
Vice-Presidente – Conselheira Waltânia Alvarenga
Corregedor – Conselheiro Abelardo Vilanova
Ouvidor – Conselheiro Kleber Eulálio
Controlador Interno – Conselheiro Olavo Rebelo
Presidente da 1ª Câmara – Conselheira Flora Izabel
Presidente da 2ª Câmara – Conselheira Lilian Martins
Auxiliar da Presidência– Conselheiro Substituto Jaylson Campelo
Auxiliar da Corregedoria – Conselheiro Substituto Jackson Veras
Auxiliar da Ouvidoria – Conselheiro Substituto Delano Câmara
Auxiliar da Controladoria – Conselheiro Substituto Alisson Araújo
Diretor-Geral da EGC – Conselheiro Kleber Eulálio
Diretora-Executiva da EGC – Auditora Valéria Leal

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas